Apesar do empréstimo garantido pela MP 950/2020, as distribuidoras também foram afetadas pela pandemia e precisam alavancar a cobrança da conta de energia de seus usuários que possuem faturas acumuladas durante o ano de 2020.
Covid-19 e as normas que alteraram temporariamente a conta de energia
Por meio da Medida Provisória 950/2020 de 8 de Abril de 2020, o Governo Federal isentou os consumidores enquadrados na Tarifa Social do pagamento de sua conta de energia no período de 30 de Abril a 30 de Junho e, em contrapartida, garantiu a destinação de recursos financeiros às distribuidoras.
Além disso, a Resolução Normativa 878/2020 da ANEEL, de 24 de março de 2020, proibiu a suspensão do fornecimento de energia devido ao inadimplemento de conta de energia para diversas classes.
A Resolução em referência sofreu alterações em 21 de Julho, de forma a manter a suspensão do corte por inadimplemento até 31 de Dezembro de 2020, para unidades consumidoras onde existam pessoas dependentes de equipamentos de preservação da vida; para consumidores residenciais de baixa renda; em domicílios que tiveram o envio de fatura impressa suspenso pela distribuidora sem a concordância do consumidor; e nos locais onde estiver suspenso o funcionamento de bancos, lotéricas e lojas conveniadas, ou onde forem decretadas restrições à circulação de pessoas pelo poder público.
Conta de energia: As perdas de faturamento das distribuidoras
As perdas de faturamento das distribuidoras devem ser consideradas pela inadimplência da conta de energia e também pela redução de consumo. De acordo com a ANEEL, a pandemia do Covid-19 será responsável pela perda bilionária (na ordem de 16 bilhões) de arrecadação das concessionárias e permissionárias de serviço de distribuição de energia elétrica.
Diante desse cenário e, apesar do empréstimo da operação Conta Covid, as distribuidoras precisam garantir seu caixa e evitar ao máximo a inadimplência da conta de energia. As distribuidoras vêm inovando de diversas formas para aproximar o relacionamento com seus usuários, já que suas agências de atendimento presencial também ficaram fechadas por um longo período.
O atendimento digital foi a saída encontrada para a manutenção do atendimento dos consumidores, sendo, muitas vezes a única forma de se obter o boleto para pagamento da conta de energia. Para obtenção da anuência de recebimento da conta digital, por exemplo, as distribuidoras utilizaram-se do envio de SMS – mas como obter a anuência se não consigo contatar o responsável pelo pagamento da conta de energia?
Como contatar o usuário para que ele tenha acesso à conta de energia?
Este desafio não é novidade para as distribuidoras de energia, já que os cadastros são realizados no momento de instalação do relógio de energia e o consumidor pode passar décadas sem realizar uma atualização para recebimento de sua conta de energia.
Ainda ocorrem casos em que o CPF está incorreto ou até mesmo casos em que não consta essa informação na conta de energia, ou o titular falecido há anos. Estes desafios em relação ao contato assolam às distribuidoras no envio e cobrança de contas de energia há muito tempo.
Como alavancar o faturamento das contas de energia acumuladas durante a pandemia?
Como indicado, o primeiro passo é a realização do contato / localização efetiva do responsável pelo pagamento da conta de energia. A Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional, possui expertise na localização de usuários de serviços públicos como energia elétrica e saneamento básico que, através de projetos extremamente personalizados, consegue identificar o responsável financeiro de uma residência.
O envio de SMS também pode ser até 3 vezes mais efetivo quando se utiliza a validação dos telefones com WhatsApp, com certificação cadastral da Think Data. Desta forma, o SMS (que possui alto custo) será enviado apenas para telefones que realmente estejam em utilização pelo titular da conta de energia.
Na Think Data é possível realizar a identificação se titular da conta de energia veio a óbito, realizar a agregação de CPF diante do cruzamento de nome e endereço, identificar as pessoas residentes de um endereço e qual a renda per capita daquele local.
Existem diversos cruzamentos que podem ser realizados no big data da Think Data e, com a utilização de inteligência artificial, os projetos para melhoria na localização de usuários para pagamento da conta de energia aumentam o Contato com a Pessoa Certa (CPC) em cerca de 40%!
Ou seja, através de meios digitais com uso de SMS, chatbots e concedendo a possibilidade de parcelamento das contas, as distribuidoras conseguem negociar e alavancar a recuperação dos valores acumulados durante os piores meses da pandemia e contam com o know-how dos especialistas da Think Data para a localização efetiva.
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral voltada às empresa de energia elétrica da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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