A Consulta SINTEGRA, apesar de obrigatória para todo o território nacional, costuma ser tarefa complicada no dia-a-dia de muitos profissionais.
O que é a consulta SINTEGRA?
Inicialmente, cabe esclarecer que SINTEGRA trata-se de sigla para “Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadoria e Serviços”, foi implementado por meio do Convênio ICMS 78/97. A consulta SINTEGRA, de acordo com o referido convênio tem por objetivo o intercâmbio de informações sobre operações interestaduais com mercadorias realizadas por contribuintes do ICMS no âmbito dos Estados e do Distrito Federal.
Ou seja, o SINTEGRA é sistema centraliza informações do contribuinte e realiza a comunicação entre as Secretarias da Fazenda (dos Estados) e a Receita Federal, sendo essa consulta necessária para emissão de nota fiscal.
Por que a consulta SINTEGRA é necessária?
Com exceção dos Microempreendores Individuais, essa consulta é obrigatória a todo contribuinte que emita nota fiscal e/ou que escriture livros fiscais por meio dos recursos do sistema eletrônico de processamento de dados, a fim de que os fiscos estaduais e a Receita Federal acompanhem fluxo de mercadorias e serviços e garantam a arrecadação de seus tributos.
Entenda os problemas enfrentados na consulta SINTEGRA
Enquanto o benefício da consulta SINTEGRA seria o fato de que as informações garantiriam maior segurança nas transações, já que é possível verificar se o documento está em conformidade com os fiscos estaduais e federal, as dificuldades iniciam-se na forma de realização de tais consultas.
Apesar de ter sido criado para ser um sistema informatizado eficiente, a consulta SINTEGRA obtenção da inscrição estadual e verificação de demais informações, necessária para a emissão de notas fiscais funciona de forma descentralizada para cada um dos 26 estados, além do Distrito Federal, cabendo a validação de regras e requisitos para cada uma das unidades da Federação.
Não bastasse a inexistência de uma base de dados centralizada, cada um dos entes federativos disponibiliza a consulta SINTEGRA de uma forma diferente e apresentam instabilidade na apresentação e atualização das informações, trazendo enorme impacto nas operações no dia-a-dia dos contribuintes, causando até mesmo inviabilização de negócios em detrimento de dispensável burocracia.
Formas de agilizar a consulta SINTEGRA
Diante de tantos obstáculos, a Think Data, bureau de informações referência no país, desenvolveu solução que possibilita a checagem, de forma online e unificada à consulta SINTEGRA, podendo esta ser realizada via browser, de forma automatizada com troca de arquivos em lote ou através de integração via API.
A solução disponibilizada pela Think Data otimiza o processo e garante agilidade e segurança, já que além do SINTEGRA, é possível identificar demais informações acerca da empresa, como o faturamento presumido, quantidade média de colaboradores, CNAEs associados, Situação Cadastral na Receita Federal, dados de contato, além do QSA (Quadro de Sócios e Administradores), apresentando-as de forma padronizada e personalizada.
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.