A era digital chegou para todos e não há qualquer dúvida de que estamos passando por uma revolução na maneira como vivemos e da forma que conhecemos o perfil do cliente. No início dos anos 90, quem poderia imaginar que a principal forma de comunicação entre os jovens seria um aplicativo de celular – que troca texto, fotos, faz chamada de voz, vídeo e ainda com custos baixíssimos?
Da mesma forma, a maneira de interação e avaliação do perfil do cliente mudaram. Qualquer negócio precisa ter um website, atender a e-mails e ter páginas chamativas em redes sociais. Isso sem contar com atendimento online, chatbots e negócios conduzidos de forma 100% online, sem qualquer interação humana, como na concessão de crédito, por exemplo.
Todo esse processo de interação exige uma análise do perfil do cliente minuciosa, pois já sabemos que processos como solicitar cópias do holerite adicionadas de referências pessoais e comerciais estão totalmente ultrapassados e não garantem o sucesso, pelo contrário, a tendência desses processos é de diminuir a quantidade de negócios gerados.
Há diversos novos pontos a serem avaliados. No âmbito profissional do perfil do cliente, cabe avaliar, por exemplo que o número de trabalhadores informais e autônomos somados superam a quantidade de trabalhadores com carteira assinada. De acordo com o IBGE, em 2018, o Brasil tinha 33 milhões de pessoas com registro em carteira, enquanto outras 11,5 milhões estavam atuando sem carteira, e outras 23,8 milhões, por conta própria.
Hoje em dia, até mesmo o apontamento de restrição no CPF não pode ser analisado como fato isolado, já que o cliente pode ter passado por dificuldades financeiras pontuais ou até mesmo ter sido vítima de uma fraude. Nesse contexto, a Think Data, bureau referência no mercado de informações, aliada às novas tecnologias oferece soluções que possibilitam uma avaliação 360° do perfil do cliente, o que torna o processo mais seguro, evitando fraudes e inadimplência.
Especialistas da Think Data apontam ainda que, no processo de avaliação do perfil do cliente que pode ser realizada de forma automatizada pela sua solução Valida Fácil, um indicador bastante expressivo e totalmente inovador, é a identificação de telefones móveis com WhatsApp, com a possibilidade de analisar a foto de perfil – essa solução visa a garantir formas de localização, já que cerca de 98% dos usuários de smartphone no Brasil, possui esse aplicativo instalado no aparelho e, além disso, possibilita a realização de um match de informações ao se comparar a foto de perfil com uma selfie ou com o documento do cliente.
A avaliação do perfil do cliente deve passar por alguns passos, a análise tende a ser mais precisa quando se possui uma visão ampla das informações, como as oferecidas pela Think Data como renda presumida, endereços e histórico de endereços na internet, situação profissional, recebimento de bolsa família e/ou seguro desemprego, dentre diversas outras informações obtidas real time, por meio de robôs e outras tecnologias totalmente inovadoras.
Para conhecer gratuitamente a solução Valida Fácil de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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