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18 de março de 2018 - 18:07 - atualizado em 19 de março de 2018 às 20:01

Como-utilizar-dados-para-impulsionar-o-relacionamento-com-os-seus-clientes-televendas-cobranca-think-data

Ganha espaço na comunicação o uso de dados para impulsionar o relacionamento da empresa com seus consumidores.

O marketing digital é um dos setores que mais tem se transformado nos últimos tempos, seja pelo avanço tecnológico, seja pela exigência do mercado por ferramentas mais ágeis e assertivas. Isso torna imprescindível que a equipe de planejamento e criação trabalhe em total sintonia com o data-driven marketing – uso de dados para impulsionar a relação da empresa com seu público-alvo e impulsionar o retorno sobre o investimento (ROI).

Quanto mais o data driven marketing mostrou ser eficiente para uma empresa alcançar o posicionamento desejado em seu mercado e junto ao seu público-alvo, mais aumentou a demanda por dados que possam ser transformados em informações estratégicas para as corporações. Afinal, é preciso considerar a diversidade cultural das inúmeras regiões e microrregiões brasileiras, que muitas vezes dificulta a criação de campanhas mais abrangentes.

Pesquisas e dados aprofundados sobre o perfil dos consumidores, além de ferramentas de mensuração, fizeram com que a tradicional fórmula de tentativa e erro das campanhas de marketing digital ficassem no passado. Por que arriscar se o que está em risco é o próprio negócio?

Um estudo global realizado pela GDMA e Winterberry Group mostra que os brasileiros usam cada vez mais dados para otimizar as campanhas digitais. No Brasil, em 2016, cerca de 37% dos profissionais aumentaram seus investimentos em marketing e publicidade orientados por dados contra 26,3% do ano anterior.

O estudo aponta também que cerca de 53% dos profissionais iniciaram avanços em métricas de marketing, mensuração e atribuição, com a proposta de impulsionar a comunicação orientada por dados. As áreas com maior demanda para uso do data driven marketing no mundo são a internet das coisas (41,3%), marketing analytics (39,7%) e métricas de marketing (36%).

Quando executado com sucesso, o data driven marketing ajuda a empresa a colher melhores resultados de seus investimentos em mídia e publicidade, aumentar as vendas e fidelizar clientes.

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