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25 de junho de 2018 - 18:15

Como-superar-os-desafios-na-cobranca-de-contas-de-agua-televendas-cobranca

Sabemos que o aumento do atraso no pagamento das contas das concessionárias públicas é um dos primeiros indicativos de desaquecimento da economia. Entre 2016 e 2017 (auge da crise no Brasil), a inadimplência nas contas de água, luz, gás, telefone chegou a 17,9% do total – neste ano, este percentual vem apresentando queda, contudo, os números ainda são altos! Estimasse que dos 61,7 milhões de brasileiros que estão com seus nomes sujos, aproximadamente 5 milhões possuam pendências relacionados aos serviços de utilities. Diante deste cenário, como potencializar o sucesso na cobrança, principalmente nas contas de água?

Antes de abordarmos estratégias, é importante observarmos que este é um tipo de dívida prioritária para pagamento pelos consumidores por se tratar de um serviço essencial – o saneamento básico. O que ocorre, é que mesmo com a estabilização da economia, as classes C, D e E levam um tempo maior para conseguirem organizar suas finanças. Por isso, muitas vezes estes realizam um “rodízio” no pagamento das contas – como funciona? Primeiro eles pagam a conta de água, e no próximo mês pagam apenas a luz – e quando a primeira estiver com um atraso se aproximando de 30 dias, voltam a pagar a concessionária de saneamento, evitando o fornecimento (corte).

Hoje, o público devedor das contas de água está na faixa dos 30 anos, idade essa onde muitas das pessoas se tornam chefes de famílias, o que gera um maior número de compromissos relacionado a aluguel, telefone, luz e água – e a concessionária que conseguir contatá-lo primeiro, terá suas chances de recuperação potencializadas pela priorização do pagamento da conta de água frente as demais.

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência em processos de data quality no Brasil desenvolveu soluções únicas para a localização de clientes inadimplentes das concessionárias públicas. Através da personalização dos projetos de enriquecimento e higienização cadastral, é possível realizar buscas inteligentes que garantam o retorno de telefones e e-mails atualizados para ações de cobrança, seja via call center, SMS e/ou E-mail.

Outra metodologia utilizada pela Think Data é a localização baseada pelo endereço (inclusive com todos os seus tipos de complemento) – ela se torna de grande valia, pois muitas vezes os titulares das contas não possuem telefones vinculados aos seus próprios CPFs ou realizam constantes trocas de chips pré-pagos, dificultando o sucesso da cobrança – essa estratégia garantirá o contato com pessoas que residam com o devedor da conta ou tenham um maior grau de parentesco. E para as concessionárias de saneamento que realizam ações de cobrança via Canais Digitais, é possível identificar qual dos telefones existentes possuem WhatsApp ativo, o que tente a potencializar os indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa) em aproximadamente 30%.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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