Um dos maiores desafios do pequeno empreendedor é conseguir operar com uma mão de obra limitada e ainda garantir as vendas e a boa prestação dos serviços. Devido a este modelo, muitas acabam esquecendo de implementar um modelo de gestão financeira que permita o crescimento sustentável das suas operações – impactando no não recebimento dos recebíveis, e por consequência, na sua falência. Entenda como o uso da tecnologia pode auxiliar essas empresas na hora da cobrança dos clientes devedores
O empreendedorismo tem crescido ano a após ano no Brasil – segundo levantamento realizado pelo SEBRAE, o pequeno empreendedor já é responsável por 52% dos empregos formais e 27% do PIB do país! Esse crescimento é incentivado pelas altas taxas de desempregos – o que faz com que o pequeno empreendedor busque capitalizar todo o conhecimento adquirido durante anos no mercado de trabalho a favor do seu futuro negócio!
42% do pequeno empreendedor vai a falência em até 2 anos – mas qual o motivo?
Para quem acompanha a série o “O Sócio”, do History Channel, no qual o protagonista Marcus Lemonis visita empresas em dificuldades, ficará fácil identificar uma grande similaridade entre os negócios nos EUA e no Brasil – a inexperiência na gestão! No geral, as empresas até que possuem bons produtos, contudo, não tem Processos e Pessoas especializadas, levando essas pequenas empresas a beira da falência. E em muitos dos episódios, a falta de tato administrativo e a não cobrança de títulos vencidos, são uma das principais causas do desequilíbrio financeiro detectada pelo empresário. Mas se um dos principais problema é o não cobrar, a simples solução seria: cobrar o devedor!
Importante ressaltar que o motivo da falência de um pequeno empreendedor não é apenas o “não cobrar” – podendo ser (também): falha na precificação, ausência de qualidade dos produtos ou serviços, altos custos operacionais, mistura das finanças pessoas com as empresariais, dentre outras. E quando pensamos em cobrança, quais as dificuldades observadas?
O primeiro ponto é a falta de expertise dos profissionais internos em cobrança, isso é, entenderem como realizar as interações com as empresas de forma a garantir a recuperação do crédito e a manutenção do mesmo em sua base de clientes. Outro fator que impacta fortemente o pequeno empreendedor em cobrar os clientes são os dados desatualizados, que o impossibilitam de realizar as interações com as empresas devedoras.
Segundo a Think Data, bureau de informações referência em Data Quality no segmento da cobrança, o pequeno empreendedor costuma não possuir um processo padronizado de checagem da qualidade dos dados cadastrais recebidos de um cliente em sua entrada na empresa (até porque o foco dela está em rentabilizar, isso é, vender) – mas na hora da cobrança, essas companhias não conseguem realizar as ações de cobrança pelos dados estarem totalmente desatualizados. E o impacto para este perfil de empresa é muito maior que para outras empresas, devido ao baixo caixa disponível associado a um ticket médio de dívida que pode paralisar suas operações.
Entendendo as dificuldades, a Think Data disponibiliza ao pequeno empreendedor uma plataforma online com foco na atualização online dos dados cadastrais dos seus clientes devedores. Contando com atualizações semanais, a ferramenta possibilita que através do CNPJ, Razão Social e até pelo Nome, sejam realizadas consultas em busca de informações que possibilitem o contato com a empresa devedora ou sócios relacionados. A ideia é que as PMEs deixem de ligar ou acionar os devedores no cadastro original – o que tende a estar extremamente desatualizado.
Outra funcionalidade exclusiva e de grande valia para as ações de cobrança é a interligação que a Think Data possui com o WhatsApp, de forma que seja possível checar dos telefones existentes, quais estão ativos e em uso junto ao APP – o que tende a potencializar (e agilizar) os indicadores de localização entre 30% e 40%, apenas através do uso desta feature. A ideia é que ao final do processo, a recuperação de crédito seja maximizada e a possibilidade de geração de novos negócios seja retomada através de interações via SMS, E-mail Marketing, Chatbot, dentre outras.
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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