Para o sucesso de uma assessoria de cobrança, não basta que essa tenha apenas bons profissionais no atendimento e em suas linhas de frente (gestão) – se faz necessário (também), que essas contêm com fornecedores que suportem com eficiência às necessidades das suas operações. Entenda os pontos de atenção que uma empresa deve ter na escolha dos seus parceiros, de forma a tornar o relacionamento duradouro e vitorioso para ambas as companhias.
Quando pensamos em uma assessoria de cobrança logo nos vem a cabeça a relação de prestação de serviços que essa tem com os credores que lhe contratam, tendo elas a obrigação de trazerem ótima performance na recuperação de crédito. Essa “obrigação”, não ocorre apenas pelas metas (e cobranças) estipuladas pelos contratantes, mas principalmente, pelo alto risco envolvido neste modelo de negócio, onde muitas das assessorias só são remuneradas em caso de sucesso no pagamento da dívida por parte do cliente devedor.
Como em todos os segmentos da economia, o da cobrança, possuí uma forte concorrência entre as empresas, de forma que muitas conseguem apenas manter um equilíbrio financeiro em suas operações, alternando entre perdas e conquistas de carteiras, e outras, se tornam referência em sua áreas de atuação, seja com expertises personalizadas em digital, portal ou em perfis específicos de carteira (jurídica por exemplo).
E o que faz uma assessoria de cobrança ser mais bem-sucedida que outra?
São diversas variáveis e fatores que interferem neste posicionamento, mas o poder de investimento que uma assessoria de cobrança possua a mais que outra, pode sim, ser um fator determinante para o seu crescimento rápido e a conquista de novas carteiras. Claro que o dinheiro não é tudo, contudo, quando se têm, a oportunidade de contratação de profissionais sêniores e/ou melhores tecnologias irá refletir diretamente em um melhor resultado.
Um ponto importante a se ressaltar é que já observamos dezenas de grandes assessorias aparecerem e desaparecem rapidamente do mapa, indicando que dinheiro, sem uma forte liderança, ausência de foco e acompanhamento dos resultados e brigas políticas (e boicotes) internos, podem levar uma empresa a falência. Outro fator, pouco analisado pelas empresas e de grande relevância é a similaridade de pensamentos destas com seus fornecedores de serviços.
Como uma assessoria deveria escolher seus fornecedores?
A primeira resposta que vem a cabeça da assessoria de cobrança é que a empresa tenha a expertise necessária naquele momento (algo básico), mas, para muitas outras, o preço é o fator determinante nesta escolha – muitas vezes a frente (até) da própria qualidade!
Segundo especialistas da Think Data (TD), bureau de informações referência no segmento e responsável pelo atendimento às principais assessorias de cobrança do país, o pensamento e preocupação no que tange a preço é extremamente valida, contudo, o melhor indicador para ser avaliado é o real gasto pelo real recuperado, isso é, para cada R$ 1,00 investido em uma solução, quanto ela trás de ganho para a companhia. Desta forma, é possível identificar se uma redução no custo não está trazendo uma economia ineficaz (impactando os ganhos) e se um maior investimento não possibilitaria uma melhora na recuperação total de créditos.
Outro fator importante citado pela Think Data para na escolha de um fornecedor por uma assessoria de cobrança é a afinidade e forma de atuação. A ideia não é determinar SLA (Service Level Agreement) em contratos, nada disso, e sim “sentir” e observar através de fatos e ações se a empresa escolhida tem o que a TD chama de “visão do dono”.
Não, a relação comercial – Sim, a visão do dono!
Para a companhia, visão dono é quando o parceiro se preocupa efetivamente com a melhoria contínua de suas soluções – além de surpreender no atendimento aos prazos e no desenvolvimento de novos e inovadores produtos. Segundo executivos, a parceria com uma assessoria de cobrança não pode ocorrer apenas na hora da apresentação ou do fechamento de um contrato.
E essa visão de parceria se mostrou muito mais relevante nesta fase de pandemia. Diante dos efeitos colaterais observados nas assessorias de cobrança, a Think Data criou campanhas gratuitas para mapeamento do perfil dos clientes (pagantes e devedores), a fim de reduzir (ou direcionar) os esforços de cobrança.
Além disso, a Think Data continua com os lançamentos de novos produtos, dentre eles, a integração com o Sintegra, a solução 100% Receita Federal, e o de maior destaque (e com foco exclusivo para assessoria de cobrança): o Localização Garantida, que possibilita às empresas obterem 100% de CPC (Contato com a Pessoa Certa) via geolocalização e com integração ao WhatsApp Online. Através destas ações, a companhia observou um aumento próximo a 95% nos volumes de enriquecimentos cadastrais realizados mensalmente em suas plataformas.
Para sua assessoria de cobrança queria conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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