De grandes e a pequenos negócios, um grande problema enfrentado após o desenvolvimento de aplicativos é um possível paradoxo: experiência do usuário x ações de marketing. Quanto mais rápido o cadastro, menor desistência e maior satisfação – mas, como direcionar ações de marketing se não é possível segmentar meu público?
Desenvolvedores de aplicativos e experts em experiência do usuário são unânimes em relação ao quanto a agilidade do cadastro agrada o usuário. Quanto menos informações necessárias para início da utilização (seja para aplicativos de delivery, compras no varejo, jogos ou abertura de contas digitais) maior a satisfação do usuário, mantendo-se índices altos em avaliações e novos downloads.
No entanto, para que o aplicativo tenha sucesso, não basta que os usuários realizem o download e seu cadastro. É importante que o utilize, realize negócios recorrentes, seja na contratação de serviços ou compras diretas.
Aplicativos podem possuir regras diferentes de remuneração. Alguns exigem um pagamento imediato diretamente na loja de aplicativos (App Store ou Play Store, por exemplo), outros possuem assinaturas mensais ou semanais, ainda há aqueles que envolvem custos pontuais como compras específicas dentro dos mesmos e, há também aplicativos gratuitos, estando a remuneração agregada no valor dos produtos ou serviços disponíveis.
Mas como fazer com que o usuário se lembre do seu aplicativo?
Para evitar cancelamento de assinaturas recorrentes ou instigar usuários a realizarem novas compras, é muito comum que aplicativos trabalhem com estratégias de pull marketing, enviando notificações de push para que os usuários se lembrem que instalaram tais aplicativos, aflorando a curiosidade e possibilitando novas transações.
Tais estratégias são identificadas por qualquer usuário de smartphone, sendo recebidas com uma periodicidade até mesmo diária, com envio de cupons ou mesmo lembretes dos aplicativos instalados.
Sucesso do aplicativo: Recorrência e bom relacionamento são estratégias essenciais
O que desperta mais atenção nos usuários é receber uma mensagem como se fosse especial para eles. O envio de uma notificação de push de aplicativos de mensagem com o nome do usuário tem índices de sucesso infinitamente maiores relação a uma mensagem aleatória.
Quanto mais informações os aplicativos possuem do usuário, mais assertivas são as ações de pull marketing, sendo possível segmentar e direcionar ações específicas para cada público, aumentando a satisfação e potencializando a quantidade de transações.
A segmentação é estratégia essencial, pois evita que os aplicativos enviem notificações contraproducentes e que poderiam ser consideradas spam pelo usuário, levando à desinstalação do app.
Mas então, como segmentar o público do seu aplicativo?
É muito comum, para garantir a experiência do usuário, que os aplicativos não exijam o fornecimento de informações como idade, gênero, profissão ou endereços. Mas isso dificulta ações de marketing de relacionamento dos aplicativos pós cadastro.
Considerando este cenário, a Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional, desenvolve soluções diferenciadas e únicas de acordo com a necessidade de seus clientes, cabendo destaque para ações com aplicativos.
Em referidas ações, é possível identificar, por meio de soluções totalmente inovadoras, com uso de inteligência artificial e machine learning, informações socioeconômicas pormenorizadas dos usuários, como faixa de renda, situação profissional e até o signo – já imaginou que interessante receber uma notificação de seus aplicativos de delivery indicando que Touro está passando pelo seu mapa astral, dando mais fome e por isso você está recebendo um cupom?
Brincadeiras a parte, as soluções oferecidas pela Think Data possibilitam aos aplicativos um tratamento diferenciado com o usuário, sendo possível identificar, através de seu endereço, sua latitude e longitude, possibilitando a criação de mapas dinâmicos para cruzamento de dados e aprofundamento de estratégias.
Proteção de Dados dos usuários dos aplicativos
A Think Data foi uma das primeiras empresas do setor a ter todos os seus contratos totalmente adequados à Lei Geral de Proteção de Dados, atendendo a mais de 400 empresas em todo o território nacional, contando com multinacionais submetidas à GDPR (General Data Protection Regulation) – norma europeia. Ou seja, o aumento das vendas e transações nos aplicativos por meio de segmentação do público é realizado com total respeito e a segurança durante tratamento de informações dos usuários!
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.