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25 de novembro de 2024 - 17:15

Antifraude-no-e-commerce-como-implantar-validacoes-simples-via-api-e-reduzir-as-fraudes-drasticamente-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

A Black Friday está chegando e todos os anos ouvimos falar de fraudes de diversas naturezas – por isso, ferramentas antifraude no e-commerce são essenciais, pois são elas que todos os dias, evitam milhões de reais de prejuízo, protegendo as empresas e tornando o ecossistema do setor mais seguro, e confiável, para lojistas, clientes, instituições de pagamento, bandeiras de cartão e bancos. O avanço da tecnologia, fizeram com que as fraudes ficassem cada vez mais sofisticadas, mas não olhar para os processos como um todo e tentar entender quais são os desafios do dia a dia, pode colocar em risco sua operação.

Antifraude no E-commerce: Quais são os tipos de fraudes mais comuns no e-commerce?

Mesmo com as fraudes tendo ficado mais sofisticadas ao longo dos anos, e com a adoção de ferramentas antifraude no e-commerce, anualmente a quantidade de fraudes não para de crescer, dentre os principais tipos de fraude aplicados hoje em e-commerces, Apps e varejos de todo o país, estão:

Fraude de identidade – categoria em que se é criada contas falsas com dados de terceiros, e que ferramentas de antifraude no e-commerce que façam a validação de dados, ajudaria a mitigar ou até mesmo a eliminar;

Fraude de cartão de crédito – que se utiliza de cartões roubados ou clonados para realizar compras, e que a primeira etapa de validação do antifraude no e-commerce, poderia identificar, com muita facilidade, muito do porquê o fraudador, não usará o endereço da vítima para a entrega do produto, e sim o próprio, ou de um laranja normalmente não condiz com o endereço do cadastro do verdadeiro dono do cartão de crédito;

Fraude de chargeback - Essa pode conter duas diferentes categorias, a primeira é de fato uma contestação indevida de compras legítimas, feita com o cartão de forma intencional, com o intuito de obter uma vantagem financeira, e, ficar com o produto objeto da compra, alegando por exemplo que ele não foi entregue.

A outra categoria diz respeito ao que é chamado de “fraude amiga”, em que um terceiro, ou familiar utiliza o cartão do titular, e depois, sem identificar aquela compra, ele pede o reembolso, ao banco ou a loja. Em ambos, utilizar um antifraude no e-commerce, que tenha validação de pessoas ligadas ao titular, ou ainda, ferramentas comportamentais, pode evitar transtornos, e o chargeback, de maneira geral. Este que cria um outro problema, dado que as bandeiras e bancos estão cada vez mais exigentes com esses indicies de chargeback nas operações, chegando a multar, ou até mesmo descredenciar estabelecimentos, causando não só um prejuízo econômico, como também de imagem.

Antifraude no E-commerce: Quais validações podem ser feitas via API?

Para utilizar ferramentas de antifraude no e-commerce, é necessário considerar a utilização via APIs, em um contexto de efetuar validações de diferentes informações dependendo da etapa da esteira de análise que o cliente estiver.

Verificação dados cadastrais no antifraude no e-commerce, busca em fontes públicas e privadas, a confirmação de dados como nome, endereço, CPF, telefones. Mas como encontrar uma ferramenta que centralize tudo isso em um só lugar? Existem ferramentas no mercado como o Valida Fácil da Think Data, que disponibiliza esse tipo de validação de forma centralizada. Além disso, a Think Data ainda conta com serviços como o Antifraude – Operadoras Online, onde é possível validar a titularidade de telefones móveis, diretamente através do Open Gateway, conectado as operadoras TIM, VIVO e CLARO.

Outras importantes informações que devem ser validadas nesse processo, dizem respeito a parte comportamental do cliente, em que o mercado dispõe de ferramentas especificas, além de identificação do device, permitindo que se conheça a localização, o IP e o endereço de cobrança do comprador, o confrontando com os dados cadastrais.

Também existem outras ferramentas de antifraude no e-commerce, que permitem validar dados de cartão e identificar possíveis fraudes, ou também, como um recurso de identificação de identidade, utilizar plataformas que permitam a autenticação multifator.

O importante é não usar uma única ferramenta, e sim, um conjunto de soluções robustas que se complementem e que permitam tornar todo o processo seguro, tanto para a loja, como para o cliente, pensando sempre em tempo de resposta e transparência das validações, para evitar a fricção com o comprador.

Antifraude no E-commerce: Benefícios da implementação de APIs antifraude

Os benefícios de adotar um conjunto de ferramentas robustas de antifraude no e-commerce em sua operação, podemos destacar alguns, como: redução de perdas financeiras, pois a diminuição do número de fraudes, irá diminuir os chargebacks, e claro, não onerar o bom comprador, que terá uma experiência muito melhor em sua loja.

O intangível, também deve ser levado em conta, com a demonstração de preocupação com a segurança das transações, a consequência natural é o aumento da confiança dos clientes, fortalecendo a marca, e de forma objetiva, atraindo mais compradores com base na confiança.

Outro ponto bastante importante ao adotar ferramentas de antifraude no e-commerce, é o de otimizar, gerar eficiência no processo de análise, diminuindo riscos e automatizando as análises, dando velocidade a compra e permitindo que mais e mais clientes tenham a possibilidade de ficar satisfeitos com a marca, ferramentas como o Valida Fácil da Think Data, tem um tempo de resposta em milissegundos, o que pode agilizar o processo de análise, e diminuir qualquer fricção com o cliente.

Antifraude no e-commerce: Qual ferramenta utilizar?

O Valida Fácil da Think Data, é ágil, robusto e completo, ajuda sua operação a prevenir a fraude de subscrição com um antifraude no e-commerce, ainda conta com integrações com outros produtos, como o Antifraude – Operadoras Online, transformando sua análise que seria uma simples consulta em bureau, ao acesso em tempo real as fontes de informações, como a das operadoras TIM, Claro e Vivo, diretamente conectado ao Open Gateway. Além disso, contando com uma poderosa infraestrutura, tem o menor tempo de resposta do mercado, e sua variedade de combinações de informações, permite uma customização ágil, sem complexos processos, ou mesmo sem custos adicionais de desenvolvimento.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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