A Black Friday está chegando e todos os anos ouvimos falar de fraudes de diversas naturezas – por isso, ferramentas antifraude no e-commerce são essenciais, pois são elas que todos os dias, evitam milhões de reais de prejuízo, protegendo as empresas e tornando o ecossistema do setor mais seguro, e confiável, para lojistas, clientes, instituições de pagamento, bandeiras de cartão e bancos. O avanço da tecnologia, fizeram com que as fraudes ficassem cada vez mais sofisticadas, mas não olhar para os processos como um todo e tentar entender quais são os desafios do dia a dia, pode colocar em risco sua operação.
Antifraude no E-commerce: Quais são os tipos de fraudes mais comuns no e-commerce?
Mesmo com as fraudes tendo ficado mais sofisticadas ao longo dos anos, e com a adoção de ferramentas antifraude no e-commerce, anualmente a quantidade de fraudes não para de crescer, dentre os principais tipos de fraude aplicados hoje em e-commerces, Apps e varejos de todo o país, estão:
Fraude de identidade – categoria em que se é criada contas falsas com dados de terceiros, e que ferramentas de antifraude no e-commerce que façam a validação de dados, ajudaria a mitigar ou até mesmo a eliminar;
Fraude de cartão de crédito – que se utiliza de cartões roubados ou clonados para realizar compras, e que a primeira etapa de validação do antifraude no e-commerce, poderia identificar, com muita facilidade, muito do porquê o fraudador, não usará o endereço da vítima para a entrega do produto, e sim o próprio, ou de um laranja normalmente não condiz com o endereço do cadastro do verdadeiro dono do cartão de crédito;
Fraude de chargeback - Essa pode conter duas diferentes categorias, a primeira é de fato uma contestação indevida de compras legítimas, feita com o cartão de forma intencional, com o intuito de obter uma vantagem financeira, e, ficar com o produto objeto da compra, alegando por exemplo que ele não foi entregue.
A outra categoria diz respeito ao que é chamado de “fraude amiga”, em que um terceiro, ou familiar utiliza o cartão do titular, e depois, sem identificar aquela compra, ele pede o reembolso, ao banco ou a loja. Em ambos, utilizar um antifraude no e-commerce, que tenha validação de pessoas ligadas ao titular, ou ainda, ferramentas comportamentais, pode evitar transtornos, e o chargeback, de maneira geral. Este que cria um outro problema, dado que as bandeiras e bancos estão cada vez mais exigentes com esses indicies de chargeback nas operações, chegando a multar, ou até mesmo descredenciar estabelecimentos, causando não só um prejuízo econômico, como também de imagem.
Antifraude no E-commerce: Quais validações podem ser feitas via API?
Para utilizar ferramentas de antifraude no e-commerce, é necessário considerar a utilização via APIs, em um contexto de efetuar validações de diferentes informações dependendo da etapa da esteira de análise que o cliente estiver.
Verificação dados cadastrais no antifraude no e-commerce, busca em fontes públicas e privadas, a confirmação de dados como nome, endereço, CPF, telefones. Mas como encontrar uma ferramenta que centralize tudo isso em um só lugar? Existem ferramentas no mercado como o Valida Fácil da Think Data, que disponibiliza esse tipo de validação de forma centralizada. Além disso, a Think Data ainda conta com serviços como o Antifraude – Operadoras Online, onde é possível validar a titularidade de telefones móveis, diretamente através do Open Gateway, conectado as operadoras TIM, VIVO e CLARO.
Outras importantes informações que devem ser validadas nesse processo, dizem respeito a parte comportamental do cliente, em que o mercado dispõe de ferramentas especificas, além de identificação do device, permitindo que se conheça a localização, o IP e o endereço de cobrança do comprador, o confrontando com os dados cadastrais.
Também existem outras ferramentas de antifraude no e-commerce, que permitem validar dados de cartão e identificar possíveis fraudes, ou também, como um recurso de identificação de identidade, utilizar plataformas que permitam a autenticação multifator.
O importante é não usar uma única ferramenta, e sim, um conjunto de soluções robustas que se complementem e que permitam tornar todo o processo seguro, tanto para a loja, como para o cliente, pensando sempre em tempo de resposta e transparência das validações, para evitar a fricção com o comprador.
Antifraude no E-commerce: Benefícios da implementação de APIs antifraude
Os benefícios de adotar um conjunto de ferramentas robustas de antifraude no e-commerce em sua operação, podemos destacar alguns, como: redução de perdas financeiras, pois a diminuição do número de fraudes, irá diminuir os chargebacks, e claro, não onerar o bom comprador, que terá uma experiência muito melhor em sua loja.
O intangível, também deve ser levado em conta, com a demonstração de preocupação com a segurança das transações, a consequência natural é o aumento da confiança dos clientes, fortalecendo a marca, e de forma objetiva, atraindo mais compradores com base na confiança.
Outro ponto bastante importante ao adotar ferramentas de antifraude no e-commerce, é o de otimizar, gerar eficiência no processo de análise, diminuindo riscos e automatizando as análises, dando velocidade a compra e permitindo que mais e mais clientes tenham a possibilidade de ficar satisfeitos com a marca, ferramentas como o Valida Fácil da Think Data, tem um tempo de resposta em milissegundos, o que pode agilizar o processo de análise, e diminuir qualquer fricção com o cliente.
Antifraude no e-commerce: Qual ferramenta utilizar?
O Valida Fácil da Think Data, é ágil, robusto e completo, ajuda sua operação a prevenir a fraude de subscrição com um antifraude no e-commerce, ainda conta com integrações com outros produtos, como o Antifraude – Operadoras Online, transformando sua análise que seria uma simples consulta em bureau, ao acesso em tempo real as fontes de informações, como a das operadoras TIM, Claro e Vivo, diretamente conectado ao Open Gateway. Além disso, contando com uma poderosa infraestrutura, tem o menor tempo de resposta do mercado, e sua variedade de combinações de informações, permite uma customização ágil, sem complexos processos, ou mesmo sem custos adicionais de desenvolvimento.
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