Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa, vamos entender como se processa cada uma destas ferramentas. Treinamento está relacionado a treinar que significa levar a fazer algo, ou seja, a pessoa é treinada no âmbito do cargo, da função desempenhada, logo o objetivo é torna-lo capaz para determinada tarefa. Enquanto que Desenvolvimento é a capacidade da organização em desenvolver pessoas de forma integrada e contínua, o que pressupõe visão de futuro em relação ao potencial das pessoas para progredir, além disso, é preciso seguir diferentes trilhas de aprendizagem. Ao passo que, educação no viés corporativo perpassa por ações de desenvolvimento das competências essenciais, pelo processo de aperfeiçoar habilidades e comportamentos na realização das atividades que são alicerçadas em crenças, valores corporativos e ainda, aprimora aspectos de cidadania e autoestima dos colaboradores, sem falar nas questões que envolvem toda a cadeia de fornecedores e clientes que se relacionam com a marca. Então, educação corporativa vai além, ela busca o aprendizado contínuo e sustentável de modo que a vantagem competitiva do negócio se inspire na aprendizagem permanente.
Então, como primeira medida, a empresa precisa definir o seu posicionamento, isto é, ela quer oferecer diferenciais ao cliente, quer inovar, quer manter a vantagem competitiva de forma sustentável, quer ter perenidade na qualidade dos serviços e no relacionamento com o consumidor? Quando a organização se questiona nesse nível, começa a mapear as competências estratégicas, portanto, aqui está um passo muito relevante para estabelecer a educação corporativa como processo na qualificação dos colaboradores: mapear competências. No entanto, apenas mapear não garante eficiência, é fato que direciona e dá equidade, mas é necessário traduzir as competências estratégicas em competências humanas, para depois desenhar ações de desenvolvimento e de aprendizagem, inclusive mapeando o perfil dos colaboradores e, se necessário, ajustando a cultura organizacional e o modelo de gestão, de modo que possa qualificar as pessoas para aprimorar suas competências e com isso viabilizar a capacidade de entrega com qualidade, colaborando com a melhoria no desempenho, na produtividade e resultados operacionais.
Sabe-se que o principal obstáculo no desempenho empresarial é a ausência de qualificação das pessoas. Pesquisas recentes trazem os seguintes indicadores: empresas que possuem uma escassez de talentos dizem ter médio a alto impacto na capacidade de atender as demandas dos clientes. Logo a escassez cria nas organizações a necessidade de desenvolver estratégias mais eficazes, obrigando-as a adotarem uma nova postura no desenvolvimento e na qualificação dos profissionais. Então, a educação corporativa passa a ser um elemento essencial na estratégia empresarial, pois seu processo possui fundamentos como: institucionalização do conhecimento, manutenção da memória organizacional, mas para isso é necessário que o investimento em educação corporativa seja estruturado e sistematizado. Então, mudar a placa de T&D para EC não é a solução, certamente não vai oferecer nenhum resultado.
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