Quando questionada sobre quais são os principais parâmetros ou o que é necessário observar nos negociadores antes de encaminha-los para o treinamento respondo rapidamente… verifique primeiro COMO seu colaborador consegue o resultado e em segundo SE consegue o resultado, este é o esperado ou apenas o suficiente? Agora pergunte a si mesmo: estou atendendo ou não as expectativas e demandas do meu Cliente?
Complete esse raciocínio por escolher um treinamento cujo o conteúdo programático atenda às necessidades urgentes, mas também ao desenvolvimento racional e emocional de seu negociador. É fundamental capacitar para o ofício e desenvolver para a atividade, para percepção do negócio, para o Mercado. É sabido que os contratantes não querem mais que se traga resultado a qualquer custo, exigem que todos trabalhem dentro do conceito de RECUPERAÇÃO X RETENÇÃO X RESPEITABILIDADE, querem ver controlado o churn em seus negócios.
Então busque por treinamentos que atendam a essa questão e que possam desenvolver habilidades e atitudes mais promissoras para o seu negócio. Abaixo destaco algumas delas e que devem figurar nos treinamentos para todos os negociadores.
- Comunica-se com coerência, dialoga com fluência verbal adequando o ritmo e o tom da voz à necessidade da outra parte. Fazendo-se entender através da clareza de seu vocabulário. Simplicidade e proximidade são seu forte.
- Ouve com astúcia, prestando atenção a cada detalhe, em todas as informações fornecidas pela outra parte para que possa utilizar a seu favor na hora de contrapor ou apresentar suas argumentações. Habilidade imprescindível que será chave na negociação.
- Sabe como ninguém distinguir as Causas da dívida das Pessoas que estão devendo, ou seja, o motivo da inadimplência do inadimplente, usando de postura firme e cortês ao mesmo tempo que faz a outra parte compreender que seu papel é o de apresentar solução, oportunidade para regularização …sem críticas ou julgamento. Rege-se pela credibilidade.
- Apresenta suas propostas de forma positiva preocupando-se somente em encaixa-las da melhor forma junto as objeções apresentadas pela outra parte. Preocupa-se em dizer o que pode ser feito substituindo o “não dá pra fazer assim”. Sempre age como facilitador, uma característica marcante.
- Presteza e coerência. Ao declarar que está oferecendo ajuda ao contatar e negociar uma solução de regularização da inadimplência, demonstra que realmente se importa com a integridade emocional da outra parte. Age com ética e sigilo.
Excelente treinamento à todos.
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Daisy, gostaria de saber mais sobre treinamentos de televendas. Obrigado.
Marcelo Costa, bom dia
Trabalho efetivamente com treinamento de Lideres em todos os níveis de gestão e também com negociadores de cobrança. Não atuo com televendas.