Por: Felipe Rampinelli
O Tempo Médio de Atendimento ou TMA costuma ser um dos indicadores mais importantes de desempenho das centrais de atendimento em todo o mundo. O TMA, como o próprio nome já diz, é a duração média das ligações dos atendentes com os clientes durante um determinado período.
Durante muitos anos, a prática do mercado era minimizar o resultado do TMA. O objetivo claro das empresas era redução de custos, uma vez que quanto mais rápidas fossem as ligações, maior o número de ligações que um mesmo atendente consegue fazer e, com isso, a empresa precisa de menos agentes, menos equipamentos, licenças etc.
De algum tempo pra cá, com o aumento da competitividade na maioria dos mercados e ainda com a explosão das mídias sociais na nossa sociedade e o aumento do poder de influência dos consumidores, as centrais de atendimento se tornaram ainda mais importantes para as empresas, principalmente na retenção de clientes e na manutenção da reputação das marcas.
Com isso, uma tendência do mercado atual é que o TMA não seja tão controlado como ‘antigamente’. O objetivo é que os atendentes não se preocupem com o tempo, mas, sim, com a qualidade do atendimento.
É muito mais importante um cliente feliz que um atendimento rápido.
É claro, o maior tempo médio de atendimento não significa de imediato melhora de qualidade, mas pode-se dizer que, na maioria dos casos, o TMA tem impacto direto na qualidade do serviços.
Para aumentar a qualidade do atendimento são necessários investimentos importante na área humana, como em treinamento aos atendentes, melhores remunerações e planos de carreira etc, e investimentos em sistemas de atendimento mais modernos e eficientes.
O Blog da DDS dá algumas dicas para melhorar a qualidade do seu atendimento na parte de tecnologia:
- Atendimento automático na URA mais inteligente e amigável com humanização.
- Identificação do cliente durante todo o atendimento (sem precisar perguntar diversas vezes, “com quem estou falando?”, “Poderia confirmar novamente os seus dados?” etc).
- Relatórios de desempenho com informações detalhadas sobre as chamadas para tomadas de decisão mais assertivas.
- Direcionar as ligações para os agentes mais preparados para o atendimento de acordo com suas habilidades e treinamento.
- Não deixar seu cliente em filas de espera – hoje existem ferramentas para deixar ele escolher quando ser chamado. Além de melhorar a qualidade pode melhorar sua gestão da força de trabalho em períodos de pico.
- Análise de discurso, intervenção de supervisor em tempo real, dicas para os atendentes de acordo com o contexto – são algumas ferramentas sofisticadas de tecnologia que surpreenderiam seus clientes.
Qual a sua opinião sobre esta tendência?
Fonte: http://www.dds.com.br/blog/index.php/tempo-medio-de-atendimento-tma-reduzir-ou-aumentar/
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