Jan
22
21 de janeiro de 2019 - 18:10 - atualizado em 24 de abril de 2019 às 15:21

Rotas-de-telefonia-o-que-sao-e-qual-a-importancia-delas-para-o-seu-call-center-televendas-cobranca

A partir de agora, vamos detalhar o que são, quais tipos e os benefícios que as rotas de telefonia oferecem para o serviço/segmento de Call Center.

Confira a seguir todos os detalhes sobre as rotas de telefonia e porque você deve investir nesse tipo de tecnologia.

Rotas de telefonia: O que são?

As rotas de telefonia representam um conjunto de vários circuitos troncos ou canais de saída, que interligam uma central, fazendo a interconexão de ramais (usuários), a fim de permitir a ligação telefônica.

As rotas podem ser locais, que interligam centrais locais, ou então interurbanas, que fazem a ligação entre as centrais interurbanas.

Existem três tipos de rotas de telefonia que são as mais utilizadas no mercado de telecom, são elas: Rota GSM, TDM e CLI.

  • Rota GSM: Esta é a rota de telefonia utilizada principalmente por aparelhos celulares, como a própria sigla faz referência a comunicações “móveis”.

Essa tecnologia GSM permite ao usuário usufruir de novos serviços com preços mais acessíveis, como é o caso de mensagens SMS, por exemplo. Além disso, nela, tanto o sinal, quanto o canal de voz são digitais, o que garante maior qualidade na conexão.

  • Rota TDM: Esta rota permite a comunicação de diversos canais, através de um único meio de transmissão, pela divisão do tempo.

Esta tecnologia é utilizada para serviços de telefonia fixa digital, de alta qualidade, com baixas tarifas, sendo amplamente utilizadas por empresas. Possui qualidade superior a rota GSM.

  • Rota CLI: É um sistema de altíssima qualidade, de interconexões digitais entre operadoras nacionais, que utiliza BINA, ou seja, identificação de chamadas. Possui qualidade superior a rota GSM e TDM.

Agora que você já está por dentro das principais rotas de telefonia que existem atualmente, vamos ao próximo passo:

Quais os benefícios de se ter uma boa rota de telefonia, e o que elas melhoram no dia a dia de um Call Center?

Bom, as rotas de telefonia possuem função primordial dentro de uma operação de Call Center, é através das rotas que todas as ligações serão encaminhadas ao destino, sendo que um dos fatores para o sucesso do operador em uma ligação é que a mesma ofereça uma boa qualidade para que nada interrompa ou dificulte o contato do mesmo com o cliente ou prospect.

Um Call Center pode ser otimizado, através dos benefícios da utilização de rotas de telefonia. Dentre estes benefícios, destacam-se os seguintes:

  • Bina do número, ou seja, identificação de chamadas;
  • Envio do tom de discagem e posterior recebimento do número discado pelo assinante;
  • Análise do número chamado, com identificação da chamada como local ou interurbana ou para serviços especiais;
  • Seleção do melhor caminho disponível para a ligação, além da rota de menor custo;
  • Encaminhamento de chamada;

Além disso, as rotas de telefonia permitem uma rápida troca de sinais, evitando a sobrecarga de chamadas, você pode realizar ligações de baixo custo, através da rede de telefonia IP.

Qual a relação das rotas de telefonia com os discadores de tecnologia VoIP?

Os discadores de tecnologia VolP constituem uma forma alternativa aos sistemas de rotas telefônicas tradicionais, visando à qualidade na transmissão de voz e dados, e funcionalidades adicionais para quem busca produtividade e controle em suas ligações.

Nas redes de telefonia IP, há um envio independente dos pacotes de dados contendo informações de voz, selecionando-se o melhor caminho para se chegar ao destino desejado, utilizando os recursos da rede, da forma mais eficiente possível.

E então, agora já sabe o que são rotas de telefonia e porque elas são importantes para o seu Call Center? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou desse assunto!

Fonte: https://3cplusnow.com/rotas-de-telefonia-o-que-sao-e-qual-a-importancia/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Muito esclarecedor ótimo

    kamila lopes em 23 de janeiro de 2019 - 14:42

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: