Por: Felipe Melo da Silva
A principal meta estipulada nas operações de cobrança é a quantidade de acordos fechados, e os gestores normalmente são os responsáveis diretos por atingir tal objetivo. Otimização também é uma preocupação comum. Desta forma, os gestores também precisam pensar, cada vez mais, em alternativas para cumprirem também esta meta.
Com base neste desafio, muitos gestores estão buscando tecnologias com funcionalidades inovadoras na esperança de rentabilizarem cada vez mais suas operações. Mas, a pergunta é: será que somente isso gera otimização da operação tornando-as mais rentáveis?
Para respondermos tal questão, temos que primeiro conceituar o que é otimização. Para alguns, otimização é redução de custos, para outros é a melhoria dos resultados operacionais, porém, otimização é a união de ambos os conceitos, é fazer mais com menos e melhor, ou seja, melhorar o resultado sem aumentar proporcionalmente o custo operacional.
Existem tecnologias que ajudam na melhoria dos resultados das operações de cobrança, como o discador automatizado que também é conhecido como metralhadora de discagem, esse tipo de ferramenta visa aumentar o número de chamadas atendidas. Neste caso, o sistema disca para números telefônicos que constam em um mailing e quando a chamada é atendida o sistema transfere para o atendente que estiver livre. Contudo, somente a ferramenta ainda não é o suficiente para conseguir a otimização da operação.
A ferramenta é indispensável quando falamos de resultados, porém ela por si só não tornará a operação extremamente rentável. O serviço de inteligência baseado em resultados de negócio é de suma importância e deve complementar o trabalho do discador.
O serviço de consultoria cria formas de parametrizar o discador fazendo com que ela seja eficiente para melhorar os indicadores operacionais, tais como: Alô na PA, contato com a pessoa certa, redução de chamadas mudas, aumento do tíquete médio, etc. Também visa melhorar o resultado de negócio e a rentabilidade da operação, já que a consultoria deve extrair ao máximo o potencial da ferramenta.
A consultoria também considera outras formas de otimizar a operação, quer seja fazendo análises dos processos de cobrança visando a melhoria constante, como também analisando todas as variáveis das campanhas a serem trabalhadas. Esta análisetem como objetivo principal aumentar o número de acordos utilizando proporcionalmente menos recursos, como também facilitar o trabalho dos gestores.
Ao contratar um discador, o ideal é escolher uma empresa que além da tecnologia também entrega o serviço de consultoria baseado em resultados, neste caso, dê preferência para um fornecedor que se compromete com os resultados de negócio e que busca constantemente as melhorias dos seus indicadores operacionais.
Fazer mais com menos e melhor é importante para sua operação? Melhorar os resultados de sua operação de cobrança é importante para você? Melhorar os resultados de negócio é importante para sua empresa? Então não aceite apenas tecnologia, pois tecnologia por tecnologia já não é mais diferencial. Busque um serviço de inteligência de discagem e inteligência operacional, busque comprometimento com os resultados de negócio.
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