Decisões, desenvolvimento humano, melhores práticas para a concessão de crédito, boas estratégias para aumentar o volume de acordos de renegociação de dívidas e estratégias de marketing para reposicionar o próprio negócio. O Fórum MoOve On voltou ao mercado com nova roupagem, mas com a característica mais intrínseca: promover a humanização do mercado financeiro.
Realizado no Espaço Rebouças, em São Paulo, na última terça-feira (9), o MoOve On reuniu palestrantes renomados e 800 congressistas.
Após a abertura de Fernando Manfio, que conduziu breves dinâmicas de interação e meditação, o primeiro painel trouxe uma parceira de longa data: a Monja Coen.
“O processo ético é isso: como é que você faz o bem para o maior número de seres. Não é o bem para mim, que vantagens eu vou ter, porque a minha vantagem só existe se todos estiverem em vantagens também”, observou a Monja.
Em seguida, quem subiu ao palco foi a filósofa Lúcia Helena Galvão, professora e voluntária do canal Nova Acrópole no YouTube, que falou sobre a importância do crédito além da concessão em si.
“Dar crédito é uma ação muito importante. É simplesmente quando você senta e firma um contrato de crédito a alguém. Dar crédito é dar crédito a si próprio, dar crédito à vida, é acreditar que podemos construir algo de sólido, que podemos fazer a diferença”, ponderou Lúcia Helena.
Quem também agregou conhecimento de fora do mercado financeiro foi o criador do método Sexy Canvas, André Diamond. A partir da junção dos conceitos dos sete pecados capitais (ganância, vaidade, ira, preguiça, inveja, luxúria e gula) com os sete sentimentos da criança interior (segurança, liberdade, amor, curiosidade, pertencimento, recompensa e diversão), Diamond criou um novo modelo de marketing para gerar mais negócios e vendas.
De acordo com o marketeiro, as empresas de crédito não deveriam usar slogans batidos, como “crédito seguro” ou “fale com a gente”, mas sim expressões que dão ao consumidor a sensação de poder, como “crédito para você realizar seus sonhos, para ser o rei do camarote”.
Boas práticas
O principal painel voltado para a indústria de Crédito e Cobrança foi comandado por Victor Loyola, da Neon Pagamentos, que recebeu Henrique Casagrande, da Dock, Cibele Rodrigues, da Transunion, e Bruno Jardim, da Power of Data para falar sobre o futuro do crédito.
Jardim compartilhou a principal operação e comportamento que fazem com que as empresas sejam capazes de superar desafios. “A crise mostra a importância da disciplina e estratégia. A crise vem em uma startup, disciplina e estratégia. A crise mostra que se você não tiver estratégia na sua pessoa física, na sua pessoa jurídica, você quebra.”
Após o almoço, o MoOve On retomou a já consagrada divisão do palco em três trilhas, para que os presentes pudessem, com o uso de fones de ouvido, acompanhar os conteúdos de maior interesse.
Entre os temas discutidos estavam o uso de dados não convencionais na concessão de crédito, crédito consignado, expansão do crédito sustentável no varejo e o futuro da recuperação.
Super painéis
Mediado por Alex Agostin, economista e comentarista de rádios e TVs, o MoOve On teve ainda um super painel de economia com o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega (1988-1990) e Fabio Akira, ex-economista chefe do JP Morgan.
“No cenário doméstico, temos dois fatores desafiadores para o futuro. O primeiro é a questão fiscal no curto prazo. O Brasil tem uma situação fiscal muito delicada. A segunda é a produtividade. Como a gente sabe, a produtividade é o principal fator de geração de empregos no País”, elencou Nóbrega.
Por fim, coube a Ricardo Dalbosco a missão de fechar o evento com chave de ouro. Estrategista de marca pessoal, Dalbosco recomendou fortemente que as empresas, inclusive as da indústria de crédito, invistam nas redes sociais, no Tik Tok e no formato de vídeo, pois é este tipo de conteúdo que atrai consumidores das novas gerações.
Próximos passos
De acordo com Fernando Manfio, idealizador do Fórum MoOve On, o evento foi um sucesso de crítica e público. “Senti o reconhecimento das pessoas, com palestrantes sensacionais, alto nível de palestras, ambiente agradável, a música foi muito elogiada, a comida estava muito boa. O evento foi muito bem elogiado”, afirma.
Assim, a edição 2024 já está confirmada e, ao longo do próximo semestre, a equipe MoOve On, composta também por Sonia Nascimento, Manoel Neto e Madleine Sprocatti, anunciou a realização de dois novos eventos: encontro de patrocinadores, em julho, e encontro de líderes, em dezembro. O MoOve On vai oferecer ainda treinamentos corporativos sob demanda.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.