Mais que uma pandemia, a covid-19 trouxe uma série de mudanças na cultura corporativa das empresas, seja na questão de avanço tecnológico, no relacionamento com os clientes, no desenvolvimento de ações de saúde pública ou ainda na dinâmica de trabalho das empresas, que ainda se dividem entre trabalho presencial, home office ou híbrido.
O legado da pandemia ganhou destaque na sétima edição do Prêmio Best Performance, uma iniciativa exclusiva do CMS Group e do Blog Televendas & Cobrança para valorizar as melhores práticas da indústria de crédito, cobrança e inovação. Realizada em 17 de novembro no Espaço Pró Magno, em São Paulo, a solenidade contou com recorde de novas empresas participantes, o que comprova a consolidação cada vez maior do mercado.
É por isso que a iniciativa está se expandindo. No próximo ano, a CMS Group promoverá a segunda edição do Best Performance edição América Latina e a primeira na Espanha. “O prêmio é um sucesso, tanto que ganhou irmãos”, celebrou Pablo Salamone, presidente da CMS Group.
Plateia animada
Ganhar um prêmio e ser reconhecido pelo mercado já são motivos de felicidade para os colaboradores das empresas vencedoras do Best Performance. Mas a animação este ano foi ainda maior, graças à envolvente temática da edição deste ano: Broadway. A abertura do evento ficou a cargo do grupo Anutsen, que interpretou as trilhas dos filmes Grease, nos tempos da brilhantina, e A Bela e a Fera, junto com o hit Dancing Queen, do grupo sueco Abba.
A empolgação também aumentava a cada anúncio dos vencedores. As equipes das empresas premiadas celebraram com abraços, pulos, gritos, palmas, confetes e até buzinas.
Estímulo à inovação
Muito além do reconhecimento de boas práticas no mercado, o Prêmio Best Performance tem grande importância no estímulo à inovação e desenvolvimento do mercado. Isso porque as categorias são diferentes em cada edição. “Todo ano, a comissão faz uma avaliação do que o mercado está seguindo e as tendências. A partir desta análise é que definimos as categorias”, explica Carlos Umberto Allegretto, diretor geral do Prêmio.
Assim, a ESG, que desponta como uma das grandes tendências do mercado ao promover práticas para que as empresas se tornem socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas, já integrou o quadro de categorias deste ano. “ESG foi uma categoria que introduzimos este ano já olhando a tendência de mercado. Tivemos também o boom do CX [customer experience], que começou ano passado e foi uma das categorias que teve mais cases inscritos”, continuou Allegretto.
Vencedor ouro da categoria Excelência em Políticas e Governança voltados à Inclusão social, diversidade, cidadania e ecossistema, Daniel Fernando Pavelec, diretor de transformação organizacional do Banco BMG, contou que o ESG sempre esteve na cultura da empresa, especialmente nos últimos quatro anos. “Trabalhamos muito para que todos os nossos mais de 1.500 colaboradores criassem um ambiente leve, em que conseguem encorajar, trabalhar, desenvolver uma agenda de diversidade, de ESG e conseguir tornar nosso jeito tão colaborativo e tão diverso”, comemorou o executivo.
A Vivo Empresas participou pela primeira vez do Prêmio Best Performance e já levou quatro estatuetas do troféu Parceria para casa: Excelência no Atendimento Digital do Cliente/Consumidor com foco em Customer Experience e User Experience; Excelência na Fidelização e Retenção de Clientes – foco em CS; Excelência em Cobrança Omnichanel; e Excelência na Fidelização e Retenção de Clientes – foco em canais.
“Olhando os prêmios, percebo que é o reconhecimento de todo um trabalho de um time de mais de 20 pessoas. Foi um ano de trabalho árduo sobre os projetos, principalmente quando queremos transformar digitalmente uma estrutura muito consolidada. A inovação dentro de algo que está consolidado é um desafio”, contou Danúbia Baltazar, gerente senior de CX e TI da Vivo Empresas, que garantiu participar das próximas edições do prêmio.
Além da indústria do crédito
Quem também levou um troféu para casa foi a Friboi, que estreou no Best Performance como vencedora ouro da categoria Excelência na Fidelização e Retenção de Clientes – foco em CS. “A Friboi vende no B2B e é corresponsável pelo produto. Por isso, se atendermos o cliente final, ele sempre vai voltar a comprar. Nosso case mostrou o nosso foco na fidelização e retenção dos clientes e, para alcançar este objetivo, em todas as embalagens consta o nosso 0800, em que o cliente pode falar direto com a gente. Também temos atendimento pelo WhatsApp, e-mail, mídias sociais, Reclame Aqui, sites”, explicou Luis Eduardo Doná, coordenador de CRM da companhia alimentícia.
Outro grande destaque da noite foi o Banco do Brasil, vencedor ouro da categoria Excelência na Fidelização e Retenção de Clientes – foco em resolutividade. Além do troféu Parceria, o case Universo phygital e o nosso propósito: cuidar do que é valioso para as pessoas rendeu à empresa pública também o prêmio Best Face to Face, graças à boa oratória de Narcio Chiumento, ouvidor do BB. “O prêmio é um reconhecimento para os 90 mil colaboradores do banco e da estratégia que adotamos nos últimos quatro anos”, comemorou o ouvidor.
Sobre o Best Face to Face, Chiumento ficou sem palavras e atribuiu o desempenho na exposição do case à rotina do seu dia a dia. “Foi simplesmente uma apresentação do que a gente realmente faz. O preparo maior foi desenvolver um material de qualidade e falar o que realmente acontece na instituição.”
As inscrições para a oitava edição do Prêmio Best Performance em 2023 já estão abertas e podem ser realizadas no site https://www.premiobestperformance.com.br/.
Confira as fotos da premiação
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