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Pra que servem os treinamentos?

por: Afonso Bazolli
fonte: Sistema Forte
20 de junho de 2013 - 20:25

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O artigo de ontem rendeu muitos e-mails com muitas perguntas a respeito de como deveria idealmente ser um sistema de treinamento de marketing multinível. Então decidi esclarecer minha visão sobre essa questão importantíssima no nosso negócio.

Afinal de contas: para que serve o sistema de treinamento? Para que servem os treinamentos no marketing de rede? Qual é a utilidade real deles? E porque você precisa estar em todos os treinamentos se quiser realmente crescer no negócio?

Vamos separar os treinamentos em 3 categorias mais comuns:

1 – TREINAMENTOS DE MARKETING

Treinamentos de marketing têm como ÚNICA FINALIDADE aumentar a sua capacidade de patrocinar pessoas para a sua organização. Se você vai a treinamentos de marketing regularmente e não tem patrocinado ninguém, tem alguma coisa errada.

2 – TREINAMENTOS DE PRODUTOS

Treinamentos de produtos têm duas finalidades: gerar consumo na rede (à medida que você sabe mais sobre os produtos, tem mais vontade de usá-los) e aumentar a capacidade de vender daquelas pessoas da sua organização que trabalham com vendas diretas.

Se você frequenta treinamentos de produtos e não consome regularmente e nem tem conseguido vender mais, tem alguma coisa errada.

3 – TREINAMENTOS MOTIVACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Treinamentos motivacionais servem pra recuperar os desanimados e empolgar mais ainda aqueles que já estão motivados. Embora pareçam de menor importância, são fundamentais regularmente pra manter o moral do grupo bem alto.

Treinamentos de desenvolvimento pessoal servem para que você se conheça melhor, se aprimore e cresça como ser humano, não somente no nível profissional e financeiro, mas como líder e contribuinte para um mundo melhor.

Se você participa sempre de treinamentos motivacionais, mas desanima muito rápido tem alguma coisa errada. E se você participa sempre de treinamentos de desenvolvimento pessoal e continua com os mesmos bloqueios e inibições, tem alguma coisa errada.

Agora vamos entender o que significa quando eu digo que tem alguma coisa errada. O que pode ser essa coisa errada? Basicamente 3 coisas podem estar erradas:

1 – VOCÊ não está colocando as coisas em prática

Nem o melhor treinamento do mundo compensa a falta de ação. Se você assiste aos treinamentos, mas não pratica aquilo que é ensinado, nada vai acontecer.

2 – O treinamento não é eficiente

Isso acontece se o conteúdo do treinamento não é suficiente. Se as palestras não contêm todas as informações necessárias e se não dão as respostas que você precisa ter ao falar com as pessoas, não adianta ficar assistindo dezenas de vezes.

3 – As pessoas que dão o treinamento perderam a convicção no negócio

Em alguns casos os próprios líderes que dão os treinamentos já não acreditam mais no negócio como antes e, apesar de não dizerem isso diretamente, sua comunicação não verbal mostra essa falta de convicção inconscientemente. Seu inconsciente capta isso e acaba criando uma sabotagem natural.

Existe ainda outra categoria que tem começado a aparecer principalmente na minha empresa que são os treinamentos comportamentais principalmente com aplicações de programação neolinguística e coaching. O grande problema desses treinamentos é que precisam ser ministrados por alguém REALMENTE habilitado e preparado para lidar com possíveis contratempos.

Por questões puramente éticas vou evitar comentar esse tipo de treinamento e, sobretudo não vou dar nome aos bois, mas tenha certeza de que conheço todos e sei exatamente quais deles são mais prejudiciais do que benéficos. Protejo ativamente meu grupo e quando sei que algo não vai fazer bem a eles eu digo claramente que não quero que eles participem.

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1 Comentário
  1. Prezados Afonso e demais,
    Apenas se me permitem algumas colocações, diria que:
    a) Todo e qualquer treinamento deva ter uma finalidade, um propósito claro, identificado e de algum modo mensurável;
    b) É comum tanto participantes quanto gestores confundirem “treinamentos” principalmente de marketing com ocasiões festivas ou de relacionamento interpessoal;
    c) Acerca daquilo que é considerado “errado” podemos e devemos observar que o fulcro de um treinamento é de algum modo se alterar o cotidiano ou com mais informações, ou com novas postura e atitude ou com novo ferramental ou procedimento operacional;
    c.1) Ainda, uma palestra em si, no mais das vezes, deve ser vista como uma palestra e não um treinamento pois esse pressupões, no mínimo se simular ou “colocar a mão na massa” de algum modo;
    c.2) Por fim, quem ministra e / ou patrocina um dado treinamento – de forra e modo análogos a um vendedor – DEVE acreditar de fato naquilo que está bancando, argumentando ou apresentando. Fazer apenas e simplesmente como “show off” não apenas não tem efeito prático nenhum como acaba por ser prejudicial à organização..
    Em suma, se treinar um colaborador ou um grupo de colaboradores sempre é válido desde que se saiba onde se quer chegar e o modo de trilhar esse caminho.

    Fernando M. Serson em 21 de junho de 2013 - 08:16

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