Por: Camila Silva – Fotos: Paulo Jorge
“Enquanto alguns choram, outros vendem lenços”, diz um pensamento famoso, porém desconhecido, que descreve muito bem o atual momento vivido por empresários no atual cenário econômico brasileiro. E para vender lenços no mercado de crédito e cobrança atualmente é preciso se reinventar e os principais atores do segmento estão cientes disso. Tanto é que compareceram em peso ao 5º Fórum de Inovação promovido pelo Instituto Geoc no último dia 16, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.
Mais de 680 líderes e gerentes se inscreveram antecipadamente para prestigiar o evento, que teve como palestra de abertura a explanação de Wikerson Landim, jornalista especializado em tecnologia, sobre como é vital que empresas se adaptarem e anteciparem às novas tendências de mercado. “Esta é a era dos pagamentos digitais. Acredito que a gente não tenha como fugir disso. Cada vez mais as pessoas vão utilizar celulares ou portas digitais, como relógios, para pagamentos digitais”, defende.
Já no painel “O mercado de cobrança nos Estados Unidos e o fenômeno Ask Doctor Debt”, Patrick Morris, CEO da ACA International (Associação de Profissionais de Crédito e Cobrança), mostrou quais são os principais obstáculos das assessorias de cobrança no mercado norte-americano. “Quis ressaltar a importância de que conheçamos as leis, pois nos Estados Unidos temos leis regulatórias federais e estaduais, que muitas vezes são conflitantes”, afirma Morris.
O impacto da terceirização no setor de cobrança, por meio da apresentação do advogado e professor universitário Carlos Pereira, e as transformações provocadas pelas mídias sociais, apontadas pela Dra. Carolina Terra, também são outros temas de grande relevância atual para o mercado e que ganharam destaque especial na programação do Fórum, composta ainda por cases de inovação e pela palestra de Dado Schneider, que falou sobre as mudanças comportamentais características das novas gerações e como as empresas devem se adaptar a elas.
Marcelo Mesquita, gerente de TI na Zanc, participou de edições anteriores do Fórum de Inovação e ressalta a importância dos painéis no dia a dia da empresa. “Já vim em outras edições e o que me traz aqui são as inovações necessárias para o mercado. Já consegui aplicar tendências apresentadas aqui na prática”, relata.
Marcar presença no Fórum é de grande valia também para os patrocinadores, já que o networking e exposição são intensos. “O mercado de crédito é estressante, até por questões de metas a serem cumpridas. Por isso estamos aqui, mostrando o nosso trabalho, pois a promoção da qualidade de vida só tem a contribuir com os resultados das empresas”, avalia Jean Makdissi, diretor-executivo da Vital Work, empresa que oferece serviços de bem-estar.
Já para Jefferson Frauches Viana, presidente do IGeoc, a 5ª edição do Fórum mostrou a consolidação do evento, já que em sua primeira edição, o evento contou com apenas 80 participantes. “Neste ano tivemos mais de 600 inscrições”, comemorou já em seu discurso de abertura.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.