Aug
22
21 de agosto de 2018 - 18:25 - atualizado em 29 de agosto de 2018 às 21:14

Confira-a-entrevista-exclusiva-com-umberto-allegretti-diretor-do-premio-best-perfomance-televendas-cobranca

Carlos Umberto Allegretti, Diretor Geral do mais renomado prêmio do setor, compartilha com o Blog Televendas & Cobrança detalhes e desafios enfrentados em sua carreira e novidades exclusivas sobre o Prêmio Best Performance 2018!

Blog Televendas & Cobrança: Umberto, você já foi Diretor Executivo na ABT (Associação Brasileira de Telesserviços) e hoje exerce a função de Diretor Geral do Prêmio Best Performance, que já nestes três primeiros anos de existência, conquistou os setores de crédito, cobrança e contact center. Como foi sua jornada profissional até atingir esses patamares?

Umberto Allegretti: Iniciei minha carreira profissional em banco, enquanto prestava vestibular. Sou formado em Administração de Empresas e, na época da faculdade, participei de programas de estágio e trainees. Fui aprovado na General Motors do Brasil/Chevrolet e, após concluir o período de treinamento, fui efetivado na área de Pesquisa e Análise de Mercado, passando posteriormente para a área de Vendas de Veículos a Concessionárias.

Já na Telefunken Rádio e Televisão fui responsável pelo desenvolvimento e aplicação de treinamento dos produtos aos vendedores de grandes lojas e magazines. Em 1983 participei de uma disputadíssima seleção para coordenar a equipe de Vendas de Cartões de Crédito por Telefone, na Credicard S.A.

Ali construí uma brilhante carreira, chegando ao posto de Superintendente de Vendas. Em paralelo, fui professor de Administração em cursos técnico e superior. Depois fui convidado para exercer o cargo de Diretor Executivo da ABT – Associação Brasileira de Telesserviços, entidade que congrega empresas do setor de call center e telemarketing, onde tive a oportunidade de coordenar duas importantes premiações voltadas ao setor de contact center e relacionamento com clientes.

BTC: Quais foram os principais desafios superados durante a carreira?

Umberto: Acredito que o principal desafio que enfrentei foi o de comandar uma equipe de vendas, coordenadores e gerentes relativamente grande em nível nacional, onde se torna necessário entender e conciliar os diferentes temperamentos dos comandados, além de mantê-los sempre motivados a atingir as metas de vendas.

BTC: Qual tarefa ou projeto que considera uma das conquistas mais significativas na carreira até agora?

Umberto: Para mim, um orgulho como profissional, foi fazer parte e acompanhar a carreira de vários subordinados que se transformaram em profissionais e executivos de grande visibilidade em empresas de porte no mercado brasileiro.

BTC: Em relação ao Prêmio Best Performance, podemos considerar um evento de muito sucesso e com grande visibilidade para o mercado, sendo que a cada edição conquista maior credibilidade e participação das empresas dos setores de crédito, cobrança e contact center. Qual foi o seu papel desde a concepção do Prêmio e como avalia essa evolução?

Umberto: Uma premiação é sempre muito importante para qualquer empresa que conquista tal galardão. Ela dá visibilidade, estimula seus funcionários, agrega valor e atrai novos clientes.

Em relação ao Prêmio Best Performance fizemos o lançamento em 2016, contando com o respaldo dos organizadores CMS People e Blog Televendas & Cobrança, nas pessoas de seus presidentes – Pablo Salamone e Afonso Bazolli.

Como Diretor Geral do Prêmio sou responsável pela criação, organização e toda logística que um evento desse porte exige e merece.

BTC: Quais os maiores desafios durante a seleção dos cases concorrentes e quais foram as maiores lições aprendidas que gostaria de compartilhar com nossos leitores?

Umberto: Aponto como maior desafio o fato de se reinventar, atualizando as Categorias a cada edição anual, acompanhando as tendências de mercado. Outro grande desafio é oferecer ao mercado uma premiação com credibilidade, seriedade e competência.

BTC: Quais requisitos uma empresa precisa preencher para concorrer ao Prêmio Best Performance e como é o processo para participar de sua seleção?

Umberto: A empresa que deseja participar da premiação precisa necessariamente ter um excelente case de sucesso para expor. Mas não basta contar somente uma história interessante. É primordial apresentar resultados concretos trazer inovação para o setor a que se destina. A partir do momento que esse case foi detectado, os próximos passos devem ser seguidos observando atentamente os itens do Regulamento Oficial. O primeiro deles é escolher uma das 10 Categorias que compõem a premiação e preencher a Ficha de Inscrição.

BTC: Qual a maior novidade que o Prêmio Best Perfomance apresentará nessa edição de 2018?

Umberto: A maior novidade desta edição 2018 é a participação de muitas empresas que estão concorrendo pela primeira vez, além das Categorias criadas especificamente para divulgar o trabalho desenvolvido pelas startups e fintechs.

BTC: Quais os objetivos da Oficina de Cases que foi realizada pela primeira vez esse ano?

Umberto: A “Oficina de Orientação – como escrever cases de sucesso” foi uma ideia desenvolvida por mim, incluída no calendário deste ano, para colaborar com essas novas empresas e que estão participando pela primeira vez, mostrando um painel rico em informações em que foram apresentados cases ganhadores do Troféu Ouro no ano passado e a opinião dos jurados, pontuando o que é importante e levado em consideração no trabalho de análise dos cases concorrentes.

O resultado foi bastante enriquecedor, e percebi na avaliação dos participantes que todos querem fazer o melhor para que seu case seja um verdadeiro sucesso, encante e surpreenda os jurados.

BTC: Quais os critérios e indicadores que serão utilizados para avaliar e reconhecer as práticas e inovações das empresas que concorrerão a esta edição de 2018?

Umberto: O Prêmio Best Performance tem como premissa básica a análise dos seguintes componentes, dentro de cada case:

a) resultados alcançados; (PESO 3)

b) abrangência e/ou impacto econômico-financeiro e/ou social de seu resultado para o cliente, a empresa, a sociedade e/ou o público-alvo atendido; (PESO 2)

c) caráter inovador / legitimidade / coerência e originalidade da solução adotada; (PESO 2)

d) qualidade do seu conteúdo; (PESO 1)

e) grau de complexidade; (PESO 1)

f) qualidade da apresentação; (PESO 1)

Cada Categoria é julgada distintamente por três profissionais com expertise nas áreas em que atuam. Cada um deles atribui notas de 0 a 5 aos itens acima que, multiplicados pelos respectivos pesos e divididos por 10 compõe a média final.

Além disso, leva-se em consideração uma média de corte, ou seja, o case para ser classificado precise obter a media 2.2, considerada pelo Regulamento como um trabalho acima da média.

BTC: O que nosso leitor poderá esperar do evento esse ano?

Umberto: O leitor do Blog Televendas & Cobrança pode esperar um evento rico em conteúdo onde desfilarão cases premiados por suas melhores práticas de relacionamento e inovação. Os Troféus Ouro, Prata e Bronze irão referendar verdadeiros exemplos a serem seguidos.

Até o dia 24 de outubro. E que vençam os melhores!

Serviço

A edição 2018, terá sua festa de entrega dos troféus Ouro, Prata e Bronze no dia 24 de outubro durante o CMS Business Revolution 2018, no Expo Center Norte em São Paulo.

Para saber todos detalhes acesse o site oficial do Prêmio: www.premiobestperformance.com.br

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: