A 9ª edição do Prêmio Best Performance 2024, realizado pela CMS e pelo Blog Televendas & Cobrança, consolidou-se como o principal reconhecimento do mercado para as melhores práticas em gestão e inovação. Com um número recorde de cases inscritos, a premiação destacou a importância da tecnologia e inovação, especialmente o uso de Inteligência Artificial (IA) para revolucionar ações de crédito e cobrança e a promoção de prêmios focados no bem-estar social.
Diversidade e expertise na avaliação
Para garantir a imparcialidade e a qualidade da avaliação, a edição de 2024 contou com um júri composto por 76 experts de diversas áreas, que avaliaram os cases com base em critérios rigorosos. Essa diversidade de perfis garantiu uma análise justa e abrangente das iniciativas inscritas.
BB Consórcios: Uma Noite de Conquistas e Inovações
“Não sabíamos contar os nossos cases…”, disse Staell Stein, Diretora da BB Consórcios que liderou o pódio como uma das empresas mais premiadas da noite. “O Prêmio Best Performance, também se aprimorou nesta edição e tem um instrumental que nos ensina como fazer nossas inscrições, como a gente conta os nossos cases, como a gente aprimora o material que a gente manda. E isso, faz uma grande diferença! Aprendemos a contar o que estamos fazendo”, complementa.
O time da BB Consórcios veio diretamente de Brasília, contando com uma comitiva de 24 colegas! “Com o time enxuto que é o time da BB Consórcios, foi um pouco desafiador, mas é com muita felicidade que eu falo que já temos desenvolvidos algumas inovações e por acaso não era do nosso costume apresentar para o mercado… trazer ao conhecimento do mercado essas iniciativas de premiação, nos chamaram atenção para gente perceber que é uma oportunidade de mostrarmos o que vinha sendo desenvolvido e realizado no âmbito da empresa”, compartilha Italo Oliveira, Coordenador de Gerência de Comercialização e Marketing.
O trabalho em equipe foi o destaque dessa edição, em que a BB Consórcios recebeu quatro premiações nesta noite! Recebeu o Prêmio Prata na Categoria Excelência na Gestão de Clientes: Fidelização, com o case “Consórcio Amigo BB”; Prêmio Prata, na categoria Excelência em ESG com foco em Responsabilidade Social Corporativa, com o case “Grupos Verdes Nascentes Brasileiras” e dois Prêmio Ouro na categoria Excelência em Gestão de Consórcios, com o case “Liberação de Crédito Online” e na categoria Inovação em Meios de Pagamento com o case “Consórcio no Cartão”.
“Todos que têm participação no case estão aqui hoje! Fizemos questão de trazer. Somos muito efusivos! Somos muito comemorativos e energizados. Quando saiu que éramos finalistas já comemoramos muito, antes de vir o prêmio”, brinca Staell.
Novos vencedores e cases inovadores
Uma das grandes novidades desta edição foi a premiação de novas empresas, como RecargaPay e Monest, que brilharam com soluções inovadoras e resultados expressivos. Os cases vencedores demonstraram a importância de investir em tecnologias avançadas, como a IA, para otimizar processos e alcançar resultados surpreendentes.
Uma estreia de sucesso para RecargaPay e Monest
Participando pela primeira vez no Prêmio Best Performance, a RecargaPay se destacou, conquistando o Troféu Bronze, na categoria Excelência no Atendimento ao Cliente/Consumidor, com o case “Integração de canais críticos: O impacto na experiência”. Com euforia, Rodrigo Tavares, VP da RecargaPay, compartilha como foi a experiência: “Viemos para conhecer o prêmio, nossa primeira experiência foi muito positiva! Viemos de coração aberto e gostamos muito do processo. Foi um processo sério, bem estruturado, só entramos em processos sérios que tenham júri e uma avaliação técnica profunda. Porque sendo ganhador, sabemos que foi algo bem avaliado e que vai acrescentar para nós, vai reforçar nossa estratégia, vai reforçar o caminho que estamos seguindo! ”.
Com inovação e talento marcando a estreia, o trabalho em equipe foi a chave para o sucesso. Rodrigo Tavares destaca a importância de celebrar em conjunto: “E claro, vamos celebrar como time também, somos vencedores, estamos todos celebrando aqui! Primeira vez de várias, com certeza!”.
A Monest também se destacou na noite de premiação com estratégias que buscam revolucionar o mercado de cobrança. Receberam o Troféu Prata na categoria Excelência em Cobrança Digital – Aplicação de assistentes virtuais/chatbots e de plataformas digitais/auto-negociação, apresentando o case “Resultado e qualidade: a Inteligência Artificial potencializando a operação de cobranças”, em parceria com seu cliente Banco Carrefour. Na mesma noite, o Banco Carrefour também apresentou esse case, conquistando o Troféu Ouro na categoria Excelência na Gestão de Clientes: Retenção.
Thiago Oliveira, CEO da Monest, relatou o nervosismo da primeira vez no Prêmio Best Performance: “Eu brinco que poucas vezes na vida eu fico nervoso, estar aqui no evento no dia deixa a gente muito ansioso para descobrir quem vai ter o primeiro, segundo e terceiro lugares… Mas como tudo, a sinergia entre a gente e o cliente, no caso o Carrefour, o quanto isso é importante pra gente… Eu e o Thomas R. (Diretor do Grupo Carrefour), comentamos que iríamos receber o prêmio juntos e fomos! Construímos o case e tudo isso juntos e é importante dentro do processo trazer a IA Generativa para o atendimento do jeito que estamos fazendo, mudando o mercado de cobrança”.
Destaque para ESG e impacto social
As categorias de ESG ganharam ainda mais destaque nesta edição, com diversos cases demonstrando a preocupação das empresas em construir um futuro mais sustentável e equitativo. Iniciativas como a capacitação de pessoas com deficiência, a promoção da diversidade e a adoção de práticas de consumo consciente foram algumas das temáticas abordadas. Cases como o da Brasilprev vencedora do Prêmio Ouro, na categoria Excelência em ESG com foco em Responsabilidade Social Corporativa, explora a empatia com o case “Ouvindo os mais vividos – juntos para a inclusão dos longevos”, baseando-se nas vivencias da terceira idade, debatendo o etarismo nas organizações.
Um evento para celebrar o sucesso
A cerimônia de premiação foi realizada em um ambiente sofisticado e descontraído. A Casa Giardini foi o local escolhido para celebrar as conquistas das empresas vencedoras e fortalecer os laços entre os participantes do mercado.
A 9ª edição demonstrou a importância de reconhecer e premiar as melhores práticas do mercado, incentivando as empresas a buscarem soluções criativas e tecnológicas para os desafios do futuro.
A Inteligência Artificial foi um dos destaques nas soluções apresentadas nesta noite. Leda Angelis, Head of People & CX da NovaQuest que foi vencedora do Troféu Bronze na categoria Inovações Tecnológicas com uso de IA e Machine Learning, apresentando o case “Smart Feedback – Insights automatizados utilizando ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning trazendo sucesso nas negociações”, destaca a importância de estar sempre atualizado no mercado e de incorporar inovações como a IA nos cases, garantindo que sua empresa se mantenha competitiva e continue sendo premiada.
“É muito legal porque você vai criando um storytelling em que o próprio time, as próprias pessoas da empresa esperam para participar e saber qual time e qual projeto que vamos escolher. Todos querem contar a sua história para o mercado e isso cria um entusiasmo no time, cria engajamento e a gente acaba reconhecendo eles de uma forma muito incrível que é estar aqui, participar do jantar, fazendo network, se aprofundar nas novidades do mercado. A gente sempre escolhe um tema que está fazendo sucesso dentro e fora da empresa, como a Inteligência Artificial”
Com um recorde de 73 jurados analisando os cases dos participantes e mais 3 jurados analisando cases selecionados para o Prêmio Best Face to Face, os participantes comentam o quão importante o processo ter a avaliação de diversos experts ao analisar seus cases, além de trazer credibilidade, a troca entre os jurados e as equipes participantes enriquecem a experiência. “É a minha primeira vez participando como jurada, foi muito legal! Tive a oportunidade de conhecer cases bem interessantes, alguns inclusive premiados aqui hoje. É legal ter uma visibilidade do que está acontecendo no mercado, cases que te trazem inspiração, então foi uma experiência muito gratificante para mim. Foi uma honra poder participar e ser jurada dessa edição”, compartilha Thais Redondo, Diretora de pagamentos do Ifood.
Em um breve momento com o Carlos Umberto Allegretto, VP do Prêmio Best Performance, tivemos a oportunidade de entender melhor a complexidade que envolve essa noite de celebrações.
“A CMS e o Blog Televendas & Cobrança nunca fizeram um evento assim! Para nós, esse formato foi uma novidade, com uma casa linda, elegante e que comportasse todos com tranquilidade, afinal esse ano tivemos recorde de cases inscritos. Tivemos empresas novas que trazem uma oxigenação nos desafios, empresas trazendo cases maravilhosos que acabam surpreendendo nosso Corpo de Jurados e isso é fundamental para que o Prêmio continue se aprimorando. Para o processo avaliativo, além das notas, temos os comentários dos jurados, isso é um grande diferencial do Prêmio, isso dá credibilidade, pois criamos seis critérios avaliativos para evitar que empates aconteçam. Tivemos empresas que evoluíram muito na elaboração de seus cases. A cada ano aumentamos as exigências, trazendo empresas comprometidas com melhoria contínua na apresentação de seus cases e resultados”.
O futuro do Prêmio Best Performance
Segundo Afonso Bazolli, CEO do Blog Televendas & Cobrança – um dos organizadores do evento, a 9ª edição do Prêmio Best Performance superou todas as expectativas: “Hoje, tivemos uma festa linda e perfeita na Casa Giardini! Foi muito especial e maravilhoso observarmos a emoção das empresas ao receberem um troféu que certifica a excelência das suas práticas junto ao mercado, na visão de grandes especialistas que avaliaram e escolheram apenas as melhores!”
Por fim, Bazolli ainda indica que as expectativas para a 10ª edição do Prêmio são as melhores possíveis: “A cada ano que passa o Prêmio Best Performance se destaca pela inovação, competência e excelência em reconhecer as melhores práticas. E a 10ª edição será um marco ainda maior! Comemorando uma década de reconhecimento das maiores conquistas do mercado, vamos celebrar essa trajetória de sucesso com uma edição especial, repleta de surpresas, inovações e ainda mais prestígio. Preparem-se para um evento que ficará para a história!”
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.