As ferramentas mais modernas do mercado e os temas mais relevantes do segmento de Cobrança foram apresentados e debatidos por mais de 550 líderes da indústria de crédito e cobrança no país – entre profissionais das associadas e convidados – no 4º Fórum de Inovação do IGEOC, que aconteceu na terça-feira (13/05), em São Paulo.
Na palestra de abertura, sobre educação financeira, a jornalista e comentarista da TV Globo e da Rádio CBN, Mara Luquet, destacou o papel social do crédito no Brasil. “Os países se endividam, as empresas se endividam e o cidadão também pode se endividar, ele só precisa entender a capacidade de pagamento. A informação é transformadora. Levada de forma correta, ela tem um poder enorme”.
E é justamente este o objetivo do novo projeto desenvolvido pelo Instituto GEOC e anunciado durante o Fórum. “Em agosto vamos lançar um portal de caráter social, com o objetivo principal de localizar o débito do devedor e orientá-lo para um acordo. O site trará ainda um vasto conteúdo de educação financeira”, afirmou o presidente do IGEOC, Egberto Hernandes Blanco.
Ao longo de todo o dia, foram apresentadas 12 novas ferramentas para melhorar a performance das empresas de recuperação de crédito, nas áreas de TI, Recursos Humanos, Qualidade e Negócios. Foram abordados temas como a cobrança presencial externa, absenteísmo, redução de custos, SMS bidirecional e macrotendências na negociação com o devedor via call center, entre outros.
O evento também focou nas mudanças que vêm ocorrendo na área jurídica, tanto no que se refere a cobrança e recuperação de bens quanto as práticas modernas de relações trabalhistas. Para o palestrante Carlos Pereira, que também é advogado e professor universitário, a iniciativa do IGEOC é “absolutamente louvável, importante e sobretudo necessária. Trocando ideias e sabendo o que se passa nas outras empresas as pessoas terão condições de gerir melhor seu negócio”.
No encerramento, Egberto Hernandes Blanco comemorou o resultado do evento. “Estou feliz, circulando pelo Fórum ouvi dos parceiros, participantes e patrocinadores que o objetivo foi amplamente alcançado. O dia foi produtivo em networking e troca de experiência. Este evento começou com 80 pessoas na sede do IGEOC e hoje está consolidado. Sucesso, reconhecimento, encontro e reencontros de todo esse público aqui conosco. Espero que a gente possa criar e acontecer a cada ano, a cada oportunidade. Este retorno positivo nos faz ganhar força pra preparar o 5º Fórum”, concluiu.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.