Por: Marcelo Ribeiro
Expectativa é de que o ritmo continue forte no fim do ano e nas férias — se o dólar ajudar
“Não existe dúvida sobre a satisfação dos associados brasileiros com o cartão”
Lançado no Brasil no início de 2011, o cartão pré-pago American Express Global Travel Card já foi utilizado por brasileiros em mais de 120 países, de acordo com dados da empresa. Estados Unidos, Argentina, França e Itália foram os principais destinos dos usuários do cartão.
Segundo Rose Del Col, vice-presidente para produtos pré-pagos da Amex, o crescimento das despesas dos brasileiros com viagens internacionais, que em outubro atingiu US$ 2,08 bilhões, o maior resultado desde julho de 2011, o que justifica o otimismo e a projeção de que as vendas do Amex Global Travel tripliquem ao final deste ano, em comparação com o ano anterior. “O volume financeiro transacionado, que subiu três vezes mais este ano em relação ao ano passado, deve manter o mesmo ritmo de crescimento no próximo ano”, diz Rose.
“No ano passado, tínhamos uma base muito menor. Estávamos em menos de 1.000 agências e tínhamos parcerias com Bradesco, Itaú e Safra. Em 2012, essa base já subiu para 5.550 agências e fizemos estabelecemos parceria com o BRB Banco de Brasília e o HSBC”.
Após as oscilações do dólar durante o ano, a executiva prevê uma maior estabilidade da moeda americana, o que deve “fazer com que o período de férias seja mais rentável para as vendas do cartão e o volume de recargas.”
De acordo com o levantamento, o ticket médio da carga inicial do cartão pré- pago é de R$ 3.000, sendo comprado na maioria das vezes com um mês de antecedência. Já o ticket médio para a recarga é de R$ 2.000 e é comprado antes e durante a segunda viagem, em 48% dos casos. Rose diz que, durante as viagens, a utilização do cartão prevalece, e corresponde a 51% do uso da moeda estrangeira pelos associados do cartão, seguido de cartão de crédito (27%) e dinheiro (12%).
Na primeira viagem, 41% dos usuários recarregam o cartão. Além disso, 30% dos associados realizam recargas quando o câmbio está favorável.
“Não existe dúvida sobre a satisfação dos associados brasileiros com a utilização do cartão. O número de recargas comprova isso”, diz a executiva, indicando que os usuários que programam as viagens com antecedência ainda são minoria.
O cartão é mais utilizado em compras, correspondendo a 43% dos pagamentos, seguido por gastos com hospedagem (17%) e restaurantes (14%).
Pensando nisso, a Amex estabeleceu parcerias com lojas como Tommy Hilfiger, Bloomingdale’s, Reebook e Rockport. “Buscamos garantir benefícios exclusivos para nossos associados, com descontos entre 10% e 25% em várias lojas pelo mundo.”
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