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26 de novembro de 2023 - 12:04

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Checklist: saiba escolher um bom sistema de cadastro de clientes

É claro que nem todo sistema terá absolutamente tudo que vamos colocar aqui, principalmente, se você optar por um sistema de cadastro de clientes grátis. Mas o importante é analisar o que está e o que não está disponível e, em seguida, verificar qual é a melhor escolha para seu negócio, medindo o custo-benefício.

1. Sistema de cadastro de clientes baseado na nuvem

Os chamados “softwares as a service” (SaaS) são a tendência não só em sistemas para cadastro de clientes (grátis ou pagos), mas em diversos outros aplicativos gerenciais.

A ideia é que todos os arquivos e o próprio software estejam hospedados na nuvem, fora de suas máquinas, o que só traz vantagens:

Não é preciso instalar em todas as máquinas de sua empresa, basta acessar a nuvem;

Não é preciso se preocupar com o espaço de armazenamento;

Upgrades e atualizações constantes, trazendo sempre novas funcionalidades para o seu software;

Essas atualizações acontecem automaticamente, sem necessidade de instalar tudo de novo em cada máquina;

O preço é estipulado, geralmente, em um valor mensal. Não quer mais o serviço (ou o número de usuários diminuiu ou aumentou)? Basta cancelar ou ajustar seu plano.

2. Segurança da informação e backups

Exatamente porque os melhores sistemas de cadastro de clientes estão na nuvem, você precisa se certificar de que está trabalhando com uma empresa que mantém esses dados do seu negócio todos salvos e seguros, obedecendo aos últimos protocolos de segurança.

Além disso, por estar na nuvem, você não terá mais que se preocupar em fazer backups de suas informações, isso é feito automaticamente pelo software

Um CRM personalizável proporciona maior segurança dos dados. Entenda melhor neste artigo do nosso blog.

3. Mobilidade e colaboração em equipe

Se o software de cadastro de clientes está na nuvem, ele deve possibilitar também diversas outras funcionalidades, principalmente, no que tange ao trabalho em equipe e ao acesso remoto.

Com esse tipo de aplicativo, sua equipe pode acessar os dados de onde estiver, por diversos tipos de dispositivos. E ainda atualizar e consultar clientes e negócios, trazendo muito mais agilidade na troca de informação.

4. Centralizar os dados dos clientes

Agora que falamos das vantagens de escolher um software na nuvem, é importante se certificar de algumas funcionalidades. A mais básica é que o cadastro de clientes seja centralizado, evitando erros, duplicidade de informações e permitindo o acesso rápido para todos.

5. Follow-ups

É muito importante que seu software para cadastro de clientes permita não apenas acompanhar todo follow-up, mas também emitir alertas de reuniões agendadas ou de telefonemas que têm que ser dados. Nada de esquecer compromissos com clientes!

Quer saber qual a maneira ideal de fazer follow-up? Então baixe agora o Guia: como ter sucesso com o follow-up. Ao ler o material, você vai saber como acompanhar e mensurar o retorno do follow-up.

6. Funil de vendas

Essa é uma das grandes vantagens de contar com um sistema de cadastro de clientes.

Você define o grau de interesse de seus clientes a cada etapa das vendas e, conforme sua equipe avança a caminho do fechamento de negócios, poderá saber quantos clientes estão apenas interessados, quantos pediram mais informações, quantos estão analisando uma proposta firme e assim por diante.

É ideal para ter uma ampla noção de como as vendas estão andando rumo às metas.

7. Relatórios de desempenho: individual e da equipe

É fundamental saber o desempenho de seus vendedores, e não apenas quanto venderam, mas quantas visitas fizeram, quantos telefonemas, quantas propostas foram enviadas etc., para entender quanto do esforço de cada um se transforma em resultados.

8. Histórico de clientes

Ter um registro de tudo que aconteceu durante seu relacionamento com os clientes (orçamentos, pedidos etc.), pode ajudar a retomar clientes antigos, padronizar ações para outros clientes parecidos e, é claro, ter o máximo de informações possível para lidar com eles no dia a dia, prevendo necessidades para oferecer um produto ou serviço antes mesmo que o cliente peça.

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