“Ainda há espaço para crescer”, afirmou diretor da área
A expansão do mercado de cartões no Brasil é visível no olhar dos lojistas e factível para os bancos. Em 2013, o setor de cartões deve crescer 17%, O crescimento de dois dígitos foi projetado por Vinicius Urias Favarão, diretor da Bradesco Cartões. De acordo com Favarão, o crescimento significa que,este ano, a área de cartões do Bradesco vai somar R4 170 bilhões em volume financeiro.
O crescimento de 17%, no entanto, é menor do que o de 18% visto em 2012. Para Favarão, a diminuição de 1 ponto percentual é baixa, o que deixa as projeções “em linha com os resultados apresentados” pelo banco nos últimos anos.
Segundo Favarão, os cartões de débito devem puxar o crescimento do setor este ano e nos próximos. “Os cartões de débito tem crescido numa velocidade muito maior que os de crédito há alguns anos”, afirmou o executivo, que liga o alto uso desta modalidade de cartões à bancarização no País.
Para o executivo, a migração para o cartão de crédito é a próxima fronteira para o consumidor brasileiro. E também é o motivo da expansão dos cartões não estar perto de chegar no limite no Brasil. “Atualmente, do consumo das famílias brasileiras 25% é pago com meios eletrônicos. Em mercados mais desenvolvidos, como nos EUA, essa participação é o dobro. Ou seja, tem potencial de mais que dobrar este setor no Brasil “, afirmou Favarão.
Estimativas da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) indicam que o mercado de cartões irá crescer até 15% por ano até 2020. “Não há previsão que este mercado sature”, finalizou o executivo do Bradesco.
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