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06 de dezembro de 2015 - 14:08

Servicos-de-antecipacao-de-recebiveis-de-cartoes-de-credito-podem-embutir-prejuizo-ao-comerciante-televendas-cobranca

Muitos serviços financeiros oferecidos por telemarketing ao cliente deixam de citar informações relevantes sobre custos e tarifas. Para o empresário ou para o consumidor final esse “embrólio” normalmente é mais um prejuízo, além é claro de agregar aquela ” dor-de-cabeça”

Por: José Alipio

A REDE, operadora de uma das maquininhas de cartão mais usadas no mercado lançou essa semana campanha massiva para lançar um produto financeiro extra – um “plus” – um plano de operação que viabiliza ao comerciante receber em 7 dias o que normalmente demora 30 – um pagamento qualquer feito no cartão de crédito.

A ideia de aderir ao serviço é administrativamente interessante, receber antes e melhorar o fluxo de caixa – mas por trás disso, existem custos financeiros que nem sempre são bem explicados, sobretudo quando você sofre a abordagem apressada de um operador de telemarketing que quer fechar o negócio para cumprir sua meta a qualquer custo.

Em duas situações recebi a oferta desse serviço pelo telemarketing da REDE, habilmente treinado. Seus operadores, como qualquer outro vendedor de serviços financeiros, procuram esconder o “gato” envolvido na proposta, – ou seja a taxa que será aplicada por essa benesse, que pode ter um custo alto nas suas finanças e comprometer a liquidez de um negócio.

Esse serviço oferecido por eles tem um nome diferenciado, mas na prática é o mesmo que os bancos oferecem de antecipação de recebíveis de cartão. É simples – o comerciante passa uma compra a crédito pela sua maquininha e ao invés de receber o valor depois de 30 dias, ( deduzido em média 4,5 % da operadora de cartões), recebe o valor depois de uma semana. (5 dias úteis – só que mediante uma taxa de desconto adicional)

A Redecard, explica na abordagem telefônica que não se trata de antecipação de recebíveis, ressaltando a praticidade do procedimento mencionando a taxa convencional (4 % em média) –dizendo que o cliente terá apenas um “pequeno” custo de administração adicional- um embrólio.

Para obter uma resposta objetiva dos operadores de telemarketing dessa campanha é difícil, dada habilidade deles de tratar do assunto com contornos, (tive a mesma conversa com 2 vendedores em 2 dias diferentes) e por aparentemente não terem treinamento suficiente.

Quando me fizeram essa proposta pedi um exemplo simulado para o operador -perguntando: – Quanto eu terei depositado em minha conta, liquido em 5 dias uteis após passar um cartão de crédito de r$ 100,00?

– Resposta R$ 92,00.

A matemática não deixa margem para engano – não importa como a Rede chame isso, pois 100-92 = 8 –, ou seja a dedução representa 8% do valor pago

Em outras palavras para ver a cor do dinheiro do cliente pouco mais de 20 dias antes do normal – a empresa pode quase estar dobrando o custo financeiro da operação.

Será que isso compensa?

Para grandes clientes, com um volume de vendas muito relevante, como postos de gasolina por exemplo, mercados com muitos usuários de cartão de crédito e com veementes necessidades de melhorar fluxo de caixa, adotar esse recurso pode ser interessante – mas é preciso por tudo na ponta do lápis.

Avaliar o custo-benefício de antecipar recebíveis, na administração da empresa é importante para não onerar sua operacionalidade mas recomendo antes que você gestor dê um “pulinho” ao seu banco depositário da maquininha de cartões, e converse bem com o seu gerente e veja com atenção o que o banco tem a oferecer.

Muitas vezes o próprio sistema bancário já tem recursos para gerenciar essas mesmas operações (de antecipação) com taxas mais moderadas e com benefícios extras, que podem ajudá-lo em outras coisas, como por exemplo numa hora de pedir um empréstimo (os recebíveis da máquina podem representar uma garantia para o banco)

O nosso momento político-econômico requer muitos cuidados, dada a instabilidade da economia, das altas taxas de crédito, do dólar e das incertezas políticas- mas se você precisa e está disposto a pagar mais um juro por conta de melhorar o caixa, que seja um juro menor.

A estratégia das instituições financeiras é sempre ganhar mais, assim como é a estratégia da sua empresa, e o principal de tudo é lembrar que não se fecha esse tipo de negócio por telefone pode ser dor-de-cabeça extra para você.

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