Sistemas de autoatendimento já fazem parte do dia a dia de várias pessoas, seja por meio de caixas eletrônicos, aplicativos para smartphones ou seleção de opções a partir de um menu de atendimento telefônico automático. Essa ferramenta é extremamente útil para desafogar canais de SAC e auxiliar na resolução de muitos atendimentos, resolvendo os problemas dos clientes de forma imediata e descomplicada. Dessa forma, além da agilidade, a empresa ainda diminui consideravelmente seus custos relacionados ao atendimento. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira esse post completo que preparamos para você saber como usar o autoatendimento para reduzir custos na sua empresa!
Quais os principais benefícios do autoatendimento?
A lista de benefícios oferecidos por essa solução é extensa, mas para te ajudar a entender um pouco melhor reunimos algumas das principais vantagens:
Atendimento 24 horas
Com o autoatendimento disponível em seus canais, é possível auxiliar seus clientes sem necessariamente dispor de um atendente para trocar mensagens com eles. O melhor é que esse atendimento funciona 24 horas e em todos os dias da semana. É uma forma de interação que acompanha a rotina corrida dos consumidores. Com isso, o índice de conversão de seu site aumentará. Afinal, o cliente contará com atendimento mesmo em horários mais improváveis.
Aumenta a produtividade da equipe
Muitas vezes os clientes entram em contato para esclarecer dúvidas simples e repetidas, ocupando o tempo que um atendente poderia usar para resolver outros casos mais complexos. Ao adotar ferramentas de autoatendimento, esses casos mais simples passam a ser resolvidos de forma automática, permitindo que a equipe foque suas energias em casos de maior importância.
Redução no volume de e-mails e ligações feitas à empresa
O autoatendimento serve como uma espécie de “filtro” que vai avaliar cada caso e ver a real necessidade em ser passado para um atendente, sendo que na maioria dos casos o atendimento automático será capaz de sanar as dúvidas mais simples. Com isso, o volume de e-mails e ligações que exijam um atendimento humano será reduzido de forma considerável, possibilitando maior atenção aos casos mais específicos.
De que forma ela ajuda a reduzir custos na empresa?
Como parte dos consumidores não precisa falar com a equipe de atendimento, com o tempo, a área de atendimento passa a depender de menos pessoas, podendo, assim, reduzir os gastos com operadores. Claro que a ferramenta não dispensa totalmente o atendimento humano, mas diminui bastante. Isso possibilita a reduçãode gastos com contratações, podendo remanejar os colaboradores para outras áreas que apresentem maior importância para a empresa. Além disso, com menos colaboradores contratados, os investimentos em infraestrutura, equipamentos, prédios comerciais, despesas trabalhistas, etc também diminuem. Diante do cenário competitivo em que vivemos, é crucial poder contar com as vantagens oferecidas pela tecnologia. Os consumidores exigem um atendimento rápido e de qualidade, já que não têm tempo para perder com assuntos simples. Por isso, o autoatendimento se faz indispensável nos dias atuais. Agora que você já sabe tudo sobre o autoatendimento e seus principais benefícios, fique sempre por dentro das novidades curtindo nossa página no Facebook!
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