Nov
07

Reanálise de Crédito do Cliente Tradicional

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Meu Crediário
06 de novembro de 2023 - 17:03

Reanalise-de-credito-do-cliente-tradicional-televendas-cobranca-3

Você já fez alguma REANÁLISE DE CRÉDITO de um cliente tradicional da sua loja? Sabe qual é o momento ideal de pensar em fazer? Neste artigo você vai compreender mais sobre isso!

Se tem um segredo importante e que posso compartilhar com todos os tipos de empreendedores é que não podemos estagnar, ficar parados. É importante estar sempre avaliando pontos que podem ser melhorados, aspectos que funcionavam bem e que agora não funcionam tanto assim. Tudo isso é muito importante para garantir sucesso no negócio.

Com base nisso, reservar um momento para fazer a reanálise de crédito de clientes tradicionais pode fazer a diferença no seu fluxo de caixa. Afinal, é necessário acompanhar essas mudanças para que o seu empreendimento e suas finanças não saiam prejudicados.

Pensando nisso, que tal conferir por aqui como se manter atualizado na análise de crédito?

Me acompanhe nessa leitura!

O QUE É ANÁLISE E REANÁLISE DE CRÉDITO?

Quando um consumidor solicita uma linha de crédito no crediário, é importante que seja feita uma análise de crédito para garantir a segurança do pagamento para o lojista. Para que isso ocorra de forma correta, uma análise de crédito deve ser cercada de fatores interligados, que costumam incluir os dados do cadastro desse cliente, o histórico de compra do consumidor e também informações obtidas nos órgãos de proteção ao crédito.

Ou seja, você analisa as necessidades e o perfil do cliente e, assim, tem a certeza de que ele é um bom pagador. Com base nisso, você pode definir qual será o limite adequado para ele.

Para controlar os riscos de inadimplência, cada vez mais lojistas têm feito essa análise de crédito entre os novos clientes. Mas e quando é o momento de reanalisar os tradicionais?

A verdade é que 90% das lojas não sabem definir quando um cliente novo se torna um cliente tradicional. Entretanto, além de saber o momento dele se tornar tradicional, é importante entender como deve ser definido o seu relacionamento com esse cliente. Você tem o costume de avaliar os seus pagamentos? Se está tudo em dia, você aumenta os seus limites? Se está atrasado, diminui essas possibilidades de compra? Isso faz parte da reanálise de crédito de um cliente tradicional. Aprenda a preservar a sua saúde financeira já.

ENTÃO, POR QUE COLOCAR EM PRÁTICA A REANÁLISE DE CRÉDITO?

É no momento em que o cliente se torna tradicional que começa a ocorrer grande parte dos erros do crédito. Muitas das lojas acabam simplesmente colocando esses clientes “na gaveta” e não mudam mais os seus limites de crédito, deixando eles estagnados por ali.

Porém, é importante ter em mente que você tem todas as condições de conseguir prever o que pode acontecer. Com base nisso, a reanálise de crédito existe por dois aspectos: avaliar o histórico do cliente na sua loja e identificar situações para fazer um aumento de limite seguro. Ou seja, o objetivo aqui é ter sempre a garantia de que o seu cliente vai te pagar.

Além disso, essa análise serve para você identificar se, em determinado momento, o comportamento do cliente está no nível de pagamento em que chamamos de adequado. Com a reanálise de crédito você pode tanto ser cauteloso e manter o cuidado com os seus índices de inadimplência, quanto também poder valorizar bons pagadores.

Lembre-se de um dos princípios da inadimplência: um cliente é bom pagador até deixar de ser. Você não pode colocar o seu caixa em jogo apenas pela confiança. É necessário avaliar cenários e compreender quando é o momento de aumentar crédito ou até de barrar crédito.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: