Você já sabe qual é o momento ideal para analisar o crédito de um cliente novo na sua loja?
É importante ter em mente que todas as empresas precisam apostar em uma análise de crédito para garantir o bom funcionamento do fluxo de caixa do seu empreendimento. Afinal, quando essa etapa é ignorada, o risco de inadimplência pode se tornar muito mais alto, afetando tanto o caixa da empresa, quanto também o seu relacionamento com os clientes.
Portanto, se você trabalha com crediário e quer se preparar para compreender qual é o momento ideal de analisar o crédito dos clientes, continue por aqui. Este artigo é para você.
Acompanhe todos os passos e faça uma boa leitura!
QUAL A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR EM UMA ANÁLISE DE CRÉDITO?
Antes de qualquer coisa, preciso enfatizar que saber a importância de como fazer uma análise correta na concessão de crédito é fundamental para a saúde financeira de qualquer lojista que vende no crediário. Essa é a etapa que pode te livrar dos índices de inadimplência.
Lembre-se que vendas altas muitas vezes podem esconder um desastre que está pronto para acontecer, caso sejam baseadas apenas em avaliações feitas com critérios ineficazes.
Dessa forma, a análise de crédito representa a segurança financeira do seu negócio. Ou seja, é um ponto muito importante de se levar em conta, não é mesmo?
Entenda mais sobre as boas práticas para fazer uma análise de crédito segura conferindo outro artigo que fiz.
QUAL É O MOMENTO IDEAL PARA FAZER UMA ANÁLISE DE CRÉDITO?
Antes de falarmos sobre isso, preciso enfatizar que não existe um modelo ideal de análise de crédito. É a loja que precisa avaliar o que está mais adequado com o modelo dela. Por exemplo, algumas lojas trabalham o modelo que o cliente chega na loja e já existe um caixa ou uma área da loja reservada para o crediário. E existem outras lojas que esperam o cliente escolher os produtos para, assim, o vendedor sugerir o crediário e então fazer a análise.
Na verdade, o objetivo que a gente precisa buscar nesses modelos é construir com os seus vendedores um modelo consistente para que o modelo escolhido se torne um hábito na loja.
Afinal, o objetivo é sempre buscar qual é a melhor experiência do cliente na sua loja. E isso só você e seus vendedores poderão avaliar de acordo com o perfil dos seus consumidores.
Além disso, é importante que você construa uma solução para conseguir fazer essa análise de crédito de uma maneira rápida, para que a experiência do cliente, mais uma vez, seja a melhor possível. Uma dica para falar sobre o crediário e que eu já trouxe por aqui é fazer o cálculo de quanto o produto que o cliente está interessado sairia em parcelas do crediário.
Particularmente, eu acho interessante desde o início o vendedor já tentar fazer a análise, de forma rápida, para o cliente já ter noção de qual é o limite de crédito que esse possui. Isso é necessário porque a experiência do cliente fica muito desagradável ao escolher primeiro os produtos e depois ter o crédito negado. Já tinha parado para pensar sobre esse ponto?
Por fim, você sempre deve estar cuidando do tempo que a loja leva para abrir o crediário de um cliente novo. Ou até mesmo o tempo de reanalisar o crédito de um cliente tradicional. Para um cliente novo, é inadmissível que a loja leve mais de 10 minutos para fazer isso.
Aqui no Meu Crediário a gente sempre trabalhou com a questão de transformar o crediário em uma experiência que facilite a vida do vendedor e do consumidor. Nesse aspecto, hoje, a gente trabalha com uma média de 2 a 3 minutos para abrir um crediário de um novo cliente.
Mas para saber o limite de crédito de um cliente levamos menos de UM MINUTO. Esse aspecto é muito importante para mostrar o seu profissionalismo em relação ao crediário.
Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!
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