A posse de cartões de crédito, débito e de rede ou loja no Brasil aumentou neste ano, chegando a 75% da população, informou a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
A 5ª edição da pesquisa sobre o setor, encomendada ao Instituto Datafolha, aponta um aumento de sete pontos percentuais no indicador, ante os 68% de 2011.
O estudo mostra que os meios eletrônicos também ganharam espaço nos estabelecimentos comerciais, respondendo pela maior parte do faturamento: 58%
O uso de cédulas como meio de pagamento caiu de 58%, no ano passado, para 52% neste ano, diz a pesquisa.
O estudo ouviu consumidores e estabelecimentos de 11 capitais brasileiras, registrando a opinião de quase 4.000 pessoas entre junho e julho deste ano.
“Foi um universo controlado de consumidores, mas a pesquisa mostra que entre os entrevistados existe tendência de crescimento, de 2% a 3%, para o próximo ano,” disse o presidente da Abecs, Claudio Yamaguti, em entrevista coletiva de imprensa em São Paulo.
Para Yamaguti, os resultados e as perspectivas entregues pela pesquisa indicam o rápido processo de substituição de meios de pagamento em favor dos meios eletrônicos.
Os números mostram que as tendências de crescimento do setor devem continuar pelo menos pelo próximo ano, segundo ele.
A Abecs espera aumento no volume financeiro das transações feitas com cartões de 21% neste ano, chegando a um montante de R$ 813 bilhões em 2012.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.