Aug
26
25 de agosto de 2021 - 17:03 - atualizado às 17:34

Por-que-sua-empresa-precisa-investir-em-biometria-facial-televendas-cobranca-2

Especialistas defendem que as tecnologias de identificação sem toque vão se tornar essenciais no pós-coronavírus. A biometria facial, que já vem sendo adotada por diversas empresas, será utilizada para medir o distanciamento social, controlar os acessos e, principalmente, aumentar a segurança no cadastro de novos clientes ou parceiros.

Nesse último ponto, a tecnologia ajuda a identificar e validar a identidade dos usuários do serviço. Dessa forma, a empresa consegue evitar fraudes de identidade e impedir que diversos tipos de golpes sejam aplicados, prejudicando a sua imagem. A seguir, você vai entender porque a biometria facial é uma tecnologia importante para o combate a fraudes e porque investir!

Entenda porque investir em biometria facial

O mercado de biometria facial cresceu US$ 3 bilhões no último ano. De acordo com a Global Market Insights, a expectativa é que cresça 18% por ano até 2026. Com a chegada da pandemia, a tecnologia se tornou ainda mais importante. É o que revela um levantamento da FEBRABAN em parceria com a Deloitte, com 22 instituições bancárias. A tecnologia é um investimento prioritário para 35% das instituições.

Diante deste cenário, as empresas que ainda não utilizam biometria facial podem sofrer impactos na concorrência, perder mercado e ter outras áreas de negócios afetadas. Veja por que investir em biometria facial.

Permite a identificação individual

A biometria facial é um código único de cada indivíduo. O código é criado a partir da medida de aproximadamente 80 pontos faciais de cada pessoa. Por isso, cada indivíduo tem o seu próprio código.

Com essa tecnologia, é mais difícil fraudar o sistema, sendo mais efetivo e seguro utilizá-lo na identificação dos usuários, clientes, parceiros etc.

Proporciona maior controle

Utilizando a biometria facial, a empresa consegue ter maior controle sobre quem acessa e utiliza os seus serviços. Em um ambiente físico, por exemplo, a empresa é capaz de identificar se a pessoa que está solicitando acesso ao local faz parte do seu quadro de funcionários ou clientes – podendo limitar essas entradas.

No ambiente digital, a biometria facial permite um controle sobre o cadastro de novos clientes e parceiros. A solução é utilizada em conjunto com outros recursos para confirmar a identidade do usuário. Assim, a empresa pode conceder ou não o acesso.

Aumenta a precisão dos processos

Muitas empresas ainda utilizam processos manuais e pouco efetivos para identificação e controle de pessoas. Além de prejudicar a eficiência operacional e aumentar o tempo necessário para fazer as confirmações, o processo manual impacta a qualidade dos resultados.

A biometria facial aumenta a precisão das verificações, pois é mais uma ferramenta para validar a identificação do indivíduo e o processo é feito de forma automatizada. Em poucos minutos, é possível ter o resultado da verificação.

Integrado com outros sistemas

Para ter uma resposta rápida e eficiente, o ideal é trabalhar com um conjunto de recursos para validar a identidade do usuário. Ou seja, soluções que conseguem ler e capturar as informações do indivíduo, ferramentas que fazem consultas em bancos de dados para verificar o histórico social, criminal, judicial e financeiro do indivíduo, entre outros recursos.

Os sistemas de biometria facial podem ser integrados a essas e outras soluções, com o objetivo de aumentar a acurácia dos dados e a efetividade da identificação.

Reduz os riscos de roubos e fraudes

Empresas que atuam no setor logístico ou financeiro são os principais alvos de golpes, roubos e fraudes de identidade. Os criminosos atuam no roubo de dados, mercadorias e criando identidades falsas para conseguir criar contas bancárias, cartões de crédito ou solicitar crédito em nome de outras pessoas.

A única forma de mitigar esses danos é ter um sistema robusto de identificação, igual ao que citamos acima. Esse sistema deve fazer uma verificação de dados em diversas camadas para certificar que o indivíduo não oferece risco para a empresa.

Por isso, é fundamental combinar o uso da biometria facial com outros recursos de identificação e verificação de dados.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: