Fatores históricos influenciam maneira como gastamos.
Responsável pela pesquisa diz que a geração Y é a mais consumista.
Por: Carla Modena
A mãe se preocupa com a estabilidade financeira. “Medo de não ter no mês seguinte. O que sobra, parte dele eu guardo também”, diz a empresária Magda Gomes. O filho vive o presente. “Gasto em baladas, restaurantes. A vida é uma só, eu aproveito o máximo”, afirma o auxiliar comercial João Gomes Falcão.
Os tempos de inflação e a dificuldade de acessar o crédito fazem parte da história de Magda, que tem hoje uma relação bastante madura com as finanças. João pertence à geração que cresceu com computador em casa.
Os fatores históricos influenciam a nossa formação, os nossos valores e a maneira como consumimos. A chamada geração Y, jovens que têm hoje até 35 anos, chegou à idade de consumo com a economia estabilizada e com o crédito em expansão, e isso ajuda a explicar a forma como eles lidam com dinheiro.
Pesquisa inédita feita pela Serasa Experian fez um raio-X de como as gerações usam dinheiro para consumir. Todas buscam crédito em bancos e financeiras, mas a geração Y também recorre bastante aos financiamentos das lojas.
A geração X não paga seus gastos à vista e têm alguma preocupação em acumular patrimônio. Já os baby boomers gastam com imóveis e carros, preocupados com a aposentadoria.
O responsável pela pesquisa diz ainda que a geração Y é a mais consumista. “Ainda que sejam jovens de 30 anos, a prioridade é a tecnologia, e não efetivamente aquela forma antiga de viver, fazer patrimônio, comprar carro, preparar patrimônio para deixar para os filhos”, diz Carlos Henrique de Almeida, economista da Serasa Experian.
A telefonia é um dos maiores gastos dessa geração. A relações públicas Marcela Amorim chegou a pagar mais de R$ 800 na conta de telefone. Comprou um aparelho mais caro e se beneficiou da tecnologia para reduzir os gastos. “Hoje eu uso muito a internet, antes eu não tinha essa facilidade. Para me comunicar, não preciso fazer ligação. Além das mensagens instantâneas, dá para usar redes sociais, mandar e-mail e fazer tudo pelo telefone”, afirma.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.