Nov
12
11 de novembro de 2024 - 17:04

O-que-e-credit-score-e-como-utiliza-lo-para-se-proteger-da-inadimplencia-televendas-cobranca-1

Também conhecido como “score de crédito” ou “pontuação de crédito”, o credit score é um método consagrado pelo mercado para avaliar o risco de inadimplência em todo tipo de financiamento.

É esta metodologia que orienta as decisões dos maiores bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito em todo o mundo.

Aliás, até bem pouco tempo atrás o credit score era utilizado apenas por grandes corporações.

Mas, para nossa sorte, a evolução da tecnologia hoje permite a qualquer empresário utilizar essa poderosa ferramenta, seja qual for o tamanho do seu negócio.

Portanto, se você tem uma loja ou uma rede varejista e trabalha com crediário próprio, saiba que o credit score também foi feito para você!

Até mesmo vendedores autônomos e consultores de vendas podem usar este recurso para reduzir a inadimplência nos seus negócios.

COMO FUNCIONA O CREDIT SCORE?

Basicamente, a metodologia de credit scoring consiste em reunir informações sobre o tomador de crédito e usá-las para calcular quais são as chances dele conseguir pagar o financiamento no futuro.

O cálculo do risco de crédito envolve uma série de dados a respeito do consumidor, entre elas idade, sexo, profissão, estado civil, número de dependentes, endereço, renda, etc.

Além disso, entram também informações públicas, como o índice de inadimplência por região, dados do Censo, pesquisas referentes ao mercado de trabalho, etc.

E o mais importante:

Dados relativos ao comportamento de crédito daquele consumidor.

Isso inclui valores de débitos em aberto, existência de ação judicial, quantidade de consultas realizadas, débitos inadimplidos por empresas credoras, etc.

O sistema de credit score usa fórmulas matemáticas e ferramentas estatísticas para processar toda essa informação, atribuindo uma pontuação (nota) para a pessoa que está pedindo um empréstimo ou abrindo um crediário no comércio.

Quanto maior a nota, menor é o risco que esta pessoa representa para o caixa do seu negócio.

E COMO ISSO FUNCIONA NA PRÁTICA, NO DIA A DIA NO COMÉRCIO?

Com o score de crédito em mãos, você pode decidir de que forma em que condições vai aprovar a venda para aquele cliente.

O processo é simples.

O crediarista recebe o resultado da análise e enquadra o cliente dentro de perfis de riscos já determinados pela política de crédito da loja.

Essa classificação torna a decisão de crédito mais assertiva e segura.

Para quem teve uma boa nota, é possível oferecer limites maiores ou condições facilitadas de pagamento.

Já nos casos em que a pontuação é muito baixa, convém até mesmo negar a venda no crediário.

OS BENEFÍCIOS DO CREDIT SCORE PARA O CLIENTE

O credit score na verdade procura ajudar os dois lados – consumidores e empresários – a realizarem negócios a crédito de forma mais barata, mais ágil e muito mais segura.

Ao apoiar com inteligência as decisões para a concessão do crédito, a ferramenta protege também o cliente impedindo que ele assuma compromissos que poderá não conseguir honrar mais tarde.

A IMPORTÂNCIA DE TER UM SISTEMA ESPECIALIZADO

Devido a sua complexidade matemática e ao volume de dados envolvidos, o credit score necessita do apoio de um sistema especializado em análise de crédito para ser utilizado adequadamente.

No sistema Meu Crediário nós utilizamos esta metodologia como base de uma ferramenta de análise exclusiva que chamamos de DCI – Decisão de Crédito Inteligente.

Com base em modelos estatísticos e inteligência artificial, ela permite que você conheça o ticket médio por perfil do consumidor e a média de atraso nas parcelas do crediário.

A DCI consulta o melhor órgão de proteção ao crédito para cada praça e perfil de risco do cliente, incluindo SPC, SCPC, Serasa e bases públicas.

Ao final da análise, são sugeridas opções de decisão para que você corra riscos calculados ou até mesmo negue a venda.

Tudo isso em questão de segundos! (o cliente que está na fila agradece)

O resultado da análise é baseado no credit score, mas de uma forma adaptada às necessidades operacionais do comércio varejista.

Em vez de uma pontuação numérica, são utilizadas as letras de A a E . Sendo que o cliente de perfil A é o que representa baixíssimo risco de inadimplência, enquanto o de perfil E representa um risco elevado.

Para facilitar o trabalho do crediarista, a DCI ainda sugere o limite que pode ser concedido com segurança e apresenta diferentes opções de parcelamento para a compra, cada uma delas com seu próprio nível de risco.

Como já disse, se bem utilizado, o credit score pode se tornar uma poderosa ferramenta de análise de crédito para o seu negócio.

Faça um teste gratuito do nosso sistema e veja como ele pode alavancar os resultados do seu negócio e reduzir significativamente as chances de calote no crediário.

Um abraço e boas vendas!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

*preenchimento obrigatório
[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: