Maioria da população brasileira (51,5% da população, segundo o último censo do IBGE), as mulheres se consolidaram como público majoritário no setor de microcrédito, segundo dados da carteira de clientes do Banco Santander.
O público feminino representa 70% de sua carteira de clientes da instituição, que já investiu 2,14 bilhões em empréstimos no país desde o início de suas operações, em 2002. O principal destino destes empréstimos, segundo Jerônimo Ramos, superintendente de Microcrédito do Santander, é a criação de um negócio próprio e a autonomia financeira.
“As empreendedoras mostram bom desempenho e competência na gerência dos negócios. Atualmente, são as que mais investem e procuram crédito na instituição”, destacou.
O público feminino responde ainda pelas altas taxas de adimplência no setor, com 97,5% de retorno dos empréstimos, e uma crescente taxa de investimento em seguros.
Segundo dados da Zurich Santander, entre 2012 e 2013 as vendas de produtos voltados para o público feminino dispararam 150%.
“As mulheres estão ocupando papéis de destaque tanto na sociedade quanto na família, o que se reflete em uma preocupação da manutenção do patrimônio e bem estar de seus familiares”, afirmou Edson Franco, diretor presidente da Zurich Santander.
Dentre as principais coberturas procuradas pelo público feminino estão a indenização por morte e invalidez e por casos de diagnóstico de câncer de mama, colo de útero e ovário.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.