Por: Sílvio Guedes Crespo
O HSBC e o Bradesco são campeões em juros altos para pessoas físicas, entre os grandes bancos do país. Na outra ponta, a Caixa Econômica Federal cobra os valores mais baixos.
O blog Achados Econômicos comparou as taxas de juros do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander, HSBC e Banrisul, no período de 25 de fevereiro a 5 de março, fornecidas no site do Banco Central.
Foram comparadas apenas as modalidades de crédito sobre as quais há dados para todos os bancos analisados. A Caixa, por exemplo, não fez leasing de veículos no período analisado, então esse tipo de empréstimo não entrou no ranking.
Das oito modalidades consideradas, o HSBC tem a maior taxa em duas e a segunda maior em uma. O Bradesco tem também a maior taxa em duas categorias, mas nas demais está na terceira posição ou abaixo dela.
Em seguida, aparecem empatados Itaú, Santander e Banrisul. O Itaú teve a maior taxa em duas modalidades, mas também a menor a menor em uma, ficando com um saldo de um ponto. Os outros dois apresentaram a maior taxa em um tipo de empréstimo cada.
O Banrisul, o mais caro para crédito consignado privado, informa que esse tipo de operação “não faz parte da estratégia comercial do banco” e que somente faz esse tipo de negócio “mediante consulta por parte dos clientes”.
O Banco do Brasil não tem o maior juro em nenhuma modalidade e tem o menor em uma.
A Caixa é, disparado, o banco mais barato para tomar empréstimo. Tem a menor taxa de juros em seis das oito modalidades analisadas e não cobra o valor mais alto em nenhuma categoria.
No ano passado, o blog comparou as tarifas dos serviços bancários. O resultado foi basicamente o mesmo: HSBC e Bradesco tinham os preços mais altos, enquanto a Caixa era o banco mais barato.
Veja abaixo o ranking de taxas de juros em cada modalidade. Devo lembrar que o ranking se refere às taxas médias praticadas por cada banco. Alguns clientes acabam pagando juros menores por terem um melhor relacionamento com a instituição financeira (por exemplo, quando são correntistas antigos, sempre pagaram em dia etc) ou por apresentarem melhores garantias.
Outro lado
Procurado, o Bradesco afirmou que “trabalha com banda de taxas, que variam de acordo com o segmento e o perfil do cliente, portanto as taxas médias informadas refletem o perfil diário das contratações no período divulgado”.
O Santander disse que “avalia constantemente as condições do mercado para oferecer aos clientes a melhor relação entre custo e benefício em seus produtos e serviços”.
O Banco do Brasil considera que “tem uma posição muito boa comparada ao restante do mercado”.
O Banrisul acrescentou que as taxas informadas são a média do mercado e que “variam de acordo com fatores diversos, tais como o valor e a qualidade das garantias apresentadas na operação, a proporção do pagamento de entrada da operação, o histórico e a situação cadastral de cada cliente, o prazo da operação, entre outros”.
O Itaú e o HSBC não se manifestaram a respeito do assunto até o fechamento deste texto.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Veja as taxas de juros do cheque especial do HSBC.