A sua empresa está precisando de dinheiro com urgência e de repente, a bomba cai na sua mão, que como gestor financeiro, deve decidir o que a sua empresa deve fazer: vender recebíveis para o banco, ou apelar para o factoring.
Qual o caminho você seguiria? A resposta mais comum que ouvimos nesse momento é: não sei.
Mas, no dia-a-dia, o que acabamos presenciando é o gestor financeiro simplesmente ligando o piloto automático. A empresa precisa de dinheiro, então vamos ligar para o banco, e fazer isso logo.
Eles não param para pensar em outras opções: em primeiro lugar, outras instituições financeiras; em segundo o factoring.
O seu banco não é a única instituição que pode emprestar dinheiro para a sua empresa no curto prazo. Existem opções de crédito emergencial.
Uma delas é o factoring, que acaba sendo um recurso utilizado por muitas empresas, principalmente para a gestão de recebíveis.
Mas, antes de prosseguirmos, você deve saber que não pode, nem deve recorrer à modalidades de antecipação de recebíveis com tanta frequência. As taxas envolvidas nisso podem ser totalmente prejudiciais ao seu negócio.
Se você vem utilizando-se dos serviços de factoring e antecipação de recebíveis de seu banco com frequência, é hora de parar e pensar se o seu banco não pode conseguir uma linha de crédito melhor para você.
Pode ser um refinanciamento, ou até mesmo um empréstimo de capital de giro. Mas, você precisa evitar usar tanto crédito para antecipação de recebíveis.
Voltando à comparação entre factoring e bancos, ambos os serviços possuem taxas que podem chegar a 10% do valor do seu recebível. E dependendo do montante, isso pode ser prejudicial ao seu caixa.
Podemos dizer que, a escolha é do gestor financeiro. As instituições e o factoring têm modos de operação e funcionamento específicos. Nós fizemos um quadro comparativo para você entender melhor:
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Boa noite sou vendedor no E-commerce e gostaria de saber mais linha de creditos desta empresa.