As empresas do setor financeiro recomeçam, aos poucos, uma ofensiva para se fortalecerem no varejo, com novas parcerias em moldes que eram muito comuns a alguns anos atrás. Pelo menos é o que acontece com mais força fora do Brasil, onde esse processo ainda está parado.
O Grupo Cencosud, maior rede de varejo do Chile, e o banco canadense Scotiabank firmaram acordo pelo qual a instituição financeira deterá 51% do negócio de cartões de crédito da varejista durante 15 anos. A operação consistiu na compra de ações da administradora de cartões de crédito Cencosud pelo Scotiabank pelo valor de US$ 280 milhões. Além disso, o acordo prevê o financiamento, pelo Scotiabank, com 100% da carteira de cartões de crédito do Cencosud no Chile, avaliada em US$ 1 bilhão.
O encerramento da transação ainda está sujeito à aprovação dos órgãos reguladores no Chile e no Canadá, o que é esperado para ainda este ano. Com o acordo, cerca de 2,5 milhões de clientes de cartão de crédito terão acesso a novos produtos e serviços financeiros, além de serem beneficiados pela redução de custos e de manter todas as vantagens de que gozavam por ser clientes das marcas Jumbo, Santa Isabel, Paris, Easy e Johnson e da cadeia de shoppings do Grupo Cencosud.
A parceria integra o plano estratégico de longo prazo da Cencosud, que visa melhorar o serviço financeiro oferecido aos seus clientes no Chile, equiparando-o ao modelo já vigente nas operações no Brasil e na Colômbia.
Quarto maior varejista do Brasil, o Grupo Cencosud opera no País com 370 estabelecimentos e 35 mil colaboradores, estando presente em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui ainda um escritório administrativo na cidade de São Paulo, e está no Brasil desde 2007.
DMCard
A empresa especializada em cartões private label DMCard fechou parceria com uma rede supermercadista de São Paulo. A partir deste mês, os clientes da rede Higa’s poderão solicitar seu cartão, que será do tipo bandeira própria, para uso exclusivo nas cinco lojas da rede. Nos próximos 12 meses, está prevista a inauguração de duas novas lojas, na zona leste de São Paulo e no Alto Tietê, que também terão o cartão private label fornecido pela DMCard.
A rede Higa’s irá dispor de todas as ferramentas de Customer Relationship Management fornecidas pela DMCard a seus clientes, com o objetivo de estreitar o relacionamento e fidelizar seus usuários finais. “A conquista da rede Higa’s foi fruto de uma intensa negociação, na qual conseguimos sair na frente em todos os quesitos e fechar o negócio. Nossa proposta supriu as expectativas do planejamento da rede para o seu cartão, já que Higa’s encerrou recentemente a parceria com um tradicional banco do mercado de cartões. Pela experiência adquirida, enxergaram a DMCard como a empresa mais completa para entregar a solução que desejavam tanto em relação à concessão de crédito quanto aos programas de fidelização entre a rede e seus clientes”, comenta Mauricio Meneghetti, gerente comercial da DMCard.
A DMCard foi criada em 2002 em São José dos Campos (SP). A origem da companhia vem de uma operação de cartão fidelidade de uma rede varejista. “Somos especialistas em varejo, por isso podemos atender as necessidades específicas do segmento”, destaca Denis Correia, sócio diretor da empresa.
Posicionada como uma das principais empresas de cartão de marca própria do País, a DMCard alcançou a marca de 1 milhão de cartões emitidos para redes de varejo de alimentos como Sonda, Cobal, Peruzzo, Royal, Unissul, Barbosa e Valor.
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