Por: Arthur Farache
A sua empresa tem dificuldade para conseguir crédito? A explicação para isso pode estar em seu score. Entenda como melhorá-lo
O que determina as condições em que uma empresa terá acesso a empréstimos financeiros, o valor no qual ela terá direito, e até mesmo, se ela conseguirá crédito?
É o score de crédito que define essas possibilidades. Quanto maior o seu score, menor os juros e maior os benefícios que a sua empresa vai ter na hora de pegar dinheiro emprestado.
Muito se fala sobre o fato das empresas precisarem ter um melhor score de crédito para conseguirem melhores condições.
Mas o que pouco se fala é o que as empresas precisam fazer para, de fato conseguirem melhorar o seu score, conseguir empréstimos maiores, melhores condições de crédito, bem como maior limite de crédito.
Talvez esse seja o tema menos tratado quando o assunto são empréstimos e finanças empresariais.
Mas, atualmente, já se sabem de algumas práticas úteis para as empresas aumentarem seu score de crédito e colher os benefícios de uma empresa com alta pontuação de crédito.
O que é o score de crédito?
O score de crédito é uma pontuação que está relacionado ao fato do seu risco de crédito ser bom ou ruim. De uma maneira bem simples, quanto menor seu score, maior é o seu risco.
O score de crédito é calculado a partir de uma fórmula matemática que é produzia a partir de análises estatísticas.
Assim, se de acordo com as estatísticas, um determinado perfil de empresas não paga bem suas dívidas, a fórmula vai gerar um score baixo para esse perfil de empresa.
Como a possibilidade de alteração de dados é muito limitada, o espaço para empresas agir e melhorar o seu score está mais voltado para o cumprimento de seus pagamentos.
A sua empresa pode se dar bem se você seguir algumas das recomendações abaixo:
- Pague suas contas em dia, se atrasar não deixe em uma situação que permita qualquer ação sobre o nome da sua empresa junto aos órgãos de proteção ao crédito, protesto e equivalentes.
- Evite estourar os limites de cartões ou cheque especial, ou até mesmo ficar próximo destes limites. No caso do seu cheque especial, o melhor é nem usar.
- Evite assumir compromissos de empréstimos cujas parcelas somadas sejam mais do que 30% de seu faturamento.
- Evite buscar crédito em várias instituições em um curto prazo. Isso terá reflexo nas consultas sobre o CNPJ da sua empresa, o que pode afetar o seu score.
- Evite usar cheques em demasia. Esse comportamento caracteriza compradores mal intencionados e influencia a sua empresa.
- Se você já teve seu CNPJ negativado, o trabalho pode ser mais longo. Você precisa criar um histórico positivo de pagamentos em dia na instituição onde você é cliente, já que isso será fundamental para aumentar aos poucos a pontuação de seu score de crédito.
Agora que você já sabe quais as práticas podem influenciar positivamente o score da sua empresa, comece a praticá-las.
Afinal, essas práticas somadas irão auxiliar em muito a sua empresa para melhores condições de crédito, e melhores ofertas de empréstimo, financiamento e acesso a uma maior variedade de produtos para a sua empresa.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.