Você sabe quais são os três grandes desafios de uma operação de Crediário Próprio? Confira já este material completo e descubra tudo o que você precisa saber para superá-los.
O lojista por tradição sabe que o maior desafio de uma loja é vender cada vez mais, continuar vendendo, estar sempre atento às novidades e buscando cada vez mais inovação para o seu negócio. Por outro lado, se ele busca vender mais com uma operação de crediário, por exemplo, ele acaba criando uma outra estrutura, como um centro de negócio novo dentro da própria loja. Pensando nisso, levantamos quais são os principais desafios.
Se você quer saber quais são eles e quais são as melhores formas de lidar com possíveis desafios, basta continuar sua leitura, porque esse artigo foi feito especialmente para você.
BOAS PRÁTICAS PARA VENDER NO CREDIÁRIO COM SEGURANÇA
Antes de falarmos sobre os desafios do crediário, é super importante termos em mente a necessidade de sempre cumprir as boas práticas para manter as suas vendas mais seguras.
É verdade que existe inadimplência no crediário, mas também é um fato que os benefícios superam eventuais perdas advindas dos maus pagadores. Portanto, para que isso não seja um problema, é preciso que o lojista ofereça o crediário próprio sempre do jeito certo, como:
CRIAR UMA POLÍTICA DE CRÉDITO MAIS EFICAZ;
ESTABELECER UMA POLÍTICA DE COBRANÇA EFETIVA;
ESTAR ATENTO À REALIDADE FINANCEIRA DA EMPRESA;
USAR A TECNOLOGIA COMO UMA ARMA CONTRA A INADIMPLÊNCIA.
VAMOS FALAR SOBRE DESAFIOS E SOBRE COMO SUPERÁ-LOS?
Antes de mais nada, é importante falar que nós temos o FUNDING, a ANÁLISE DE CRÉDITO e a COBRANÇA dentro do crediário. Então, se você tem qualquer um desses pilares com algum problema, você vai acabar enfrentando dificuldades de manter uma operação sadia.
Se você não tem funding e for buscar eventualmente, você pode atrasar os tickets com os fornecedores, por exemplo, e isso pode começar a virar uma bola de neve de boletos com juros. só isso pode acabar afetando uma parte importante dos seus resultados na operação.
Gosto sempre de ressaltar que o funding tem uma importância muito grande. Porém, outra questão é a análise de crédito. Se a loja não consegue identificar qual é o cliente que paga bem, qual é o cliente que pode dar um limite de crédito maior e qual é o cliente que encontra mais dificuldade para fazer os seus pagamentos, a loja também pode passar dificuldades.
Eu costumo dizer que uma loja que trabalha atualmente com operação de crediário e não possui um sistema de análise de crédito, com certeza esse lojista deixa dinheiro na mesa.
Mas agora se você faz tudo isso que falei e faz um esforço de marketing gigantesco, mas peca na hora da cobrança, sinto dizer que você também vai acabar enfrentando desafios. Porém, a cobrança em muitos casos é vista como um resolvedor de problemas do crediário.
Leigo engano de quem pensa assim. Essa parte de cobrança, na verdade, serve para recuperar o crédito do cliente. Pegar o telefone e ligar todo mundo sabe fazer, mas nos dias de hoje as pessoas atendem cada vez menos as ligações. Então, o que fazer nesses casos?
Esse é mais uma dificuldade que está presente na cobrança. Para isso, trabalhar com boas formas de cobrança e bons serviços que ofereçam métodos eficazes, pode ser a diferença.
Consequentemente, como podemos perceber, a análise de crédito e cobrança tem uma dependência muito grande de pessoas. Por isso, é fundamental estar atento à união de todos esses fatores. Isso apenas mostra que a gestão administrativa precisa estar muito presente se o que você busca é fugir dos maiores desafios de uma operação de crediário.
Se você sentir a necessidade de ajuda para levar para a frente todos esses cuidados que citamos no decorrer do artigo, estamos à sua disposição para ajudar em todos processos.
Espero que tenha gostado desse conteúdo. Um grande abraço, boas vendas e até a próxima!
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