Por: Chiara Quintão
O presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Octavio de Lazari Junior, afirmou que o financiamento imobiliário terá crescimento de mais de 5% neste ano. Até outubro, a expansão foi de 5,1% ante os dez primeiros meses de 2013. No acumulado até outubro, o crédito à produção ficou estável, enquanto o financiamento à aquisição de imóveis aumentou 7,3%.
Inicialmente, a Abecip projetava que a expansão do financiamento imobiliário deste ano seria de 15%. O desempenho abaixo do esperado se deve, principalmente, ao pequeno crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o presidente da Abecip. “As empresas lançaram menos, e o consumidor está mais cauteloso”, disse Lazari.
Para 2015, a expectativa é de expansão superior à esperada para 2014. Novamente, o crescimento será puxado pelo crédito à aquisição, mesmo que o volume de entregas de imóveis esperado para o próximo ano seja inferior ao volume de 2014.
Ainda que a Selic suba, não se espera grande aumento nas taxas de juros em 2015 do financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), de acordo com o presidente da Abecip. “Na carteira hipotecária, a tendência não é aumentar muito”, acrescentou.
“Relativo conforto”
O crédito imobiliário está numa situação de relativo conforto, segundo Lazari, porque estão preservadas as condi ções para sua manutenção: emprego e confiança do consumidor. “A perenidade da carteira de crédito imobiliário é fundamental para os bancos”, ressaltou.
O presidente da Abecip ressaltou que os bancos não estão mais conservadores na concessão de crédito imobiliário. “Os bancos sempre foram conservadores no crédito imobiliário”, afirmou. Ele disse ainda que a inadimplência do crédito imobiliário é “extremamente controlada”.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.