O levantamento anual do Banco Central revela que entre todas as modalidades de crédito, o consignado (com prestações descontadas do salário do trabalhador) é atualmente o mais buscado. A entidade também afirmou que o volume de aprovações desta modalidade de crédito cresceu 20,8% no último ano.
Já as concessões no cartão de crédito à vista, que garantem um respiro ao orçamento familiar até o dia do pagamento da fatura, aumentaram 15,4% em 12 meses. Entretanto, as ligadas diretamente ao consumo tiveram um crescimento ínfimo ou até caíram neste mesmo período. As concessões de crédito para a compra de veículos, por exemplo, recuaram 5,9% em 12 meses.
Estes dados também demonstram uma mudança no perfil da demanda por crédito; devido ao alto endividamento, aumento da inflação, que resulta em queda no poder de consumo de grande parte da população, o foco do interesse é em dinheiro vivo e não crédito para adquirir bens materiais.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.