Oct
04

Crediário X Inflação

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Meu Crediário
03 de outubro de 2023 - 17:04

Crediario-e-inflacao-televendas-cobranca-2

Crediário e inflação: você sabe como fazer essa conta fechar no final do mês? Descubra já.

Quando estamos falando do mercado do varejo, a inflação tem um peso muito forte. Isso acontece principalmente quando estamos falando de vendas de calçados e confecções, por se tratarem de compras que não necessariamente representam a necessidade das pessoas.

É claro que existem exceções, mas muitas das vezes que consumidores compram nesse meio, trata-se de compras feitas por impulso. Quando a inflação está alta, isso afeta na decisão. Dessa forma, esse tipo de segmento costuma ser diretamente afetado nessa fase.

A boa notícia é que o crediário possui maneiras diretas de lidar com a inflação e ajudar o lojista a atravessar períodos como esses, que são considerados de crise, da melhor forma.

Quer saber mais sobre isso? Prepare as anotações e confira essa leitura para saber mais!

CREDIÁRIO É A SOLUÇÃO PARA DRIBLAR OS JUROS ALTOS?

A inflação é considerada uma verdadeira inimiga das finanças dos brasileiros. Mas a boa notícia é que o crediário pode ser um bom aliado para driblar juros muito altos. O crediário digital tornou-se uma tendência internacional com o “buynow, pay later”, um meio de pagamento que garante maior poder de compra para as pessoas em períodos mais difíceis.

O crediário digital é fácil de ser utilizado e pode ser oferecido diretamente durante o check out das lojas, na etapa de pagamento, independentemente do canal de vendas. Ou seja, é uma facilidade para as pessoas que precisam comprar, mas perderam o poder de compra.

CREDIÁRIO X INFLAÇÃO: COMO DRIBLAR ESSAS SITUAÇÕES?

Um dos grandes benefícios do crediário, no momento de lidar com a inflação, é a oportunidade de alongar a possibilidade de pagamento para um consumidor que passa por uma dificuldade dos seus pagamentos à vista. Além disso, o fato do próprio lojista poder conceder o crédito ideal para os seus clientes ajuda a driblar a inadimplência na sua loja.

Por esse motivo, é interessante utilizar o crediário como um estímulo para que as pessoas continuem consumindo no seu estabelecimento, mas quando a gente fala nesse aspecto de fazer o parcelamento, é fundamental ter em mente que a inflação pode impactar no pagamento. Então, quer saber como lidar com isso da melhor forma sem afetar o seu caixa?

Para isso, é importante se manter atento para entender quando o risco da operação de crediário está subindo. Nesse caso, o ideal é reduzir o limite ou aumentar o parcelamento?

Existem dois pontos que devem ser levados em conta durante uma operação de crediário: o limite e o prazo. O foco principal deve ser reduzir o risco de inadimplência em uma operação de crediário, seja em crise inflacionária ou econômica tendo foco na redução de consumo.

O que precisamos ter em mente é que, quanto mais você amplia o prazo, mais você desconhece o futuro. Enfim, são inúmeras situações que podem abrir espaço para a dificuldade de pagamento. Se eu aumentar o prazo, portanto, eu me exponho mais ao risco.

No caso do limite, será que a redução é realmente a solução? Uma dica é avaliar esses pontos como conectados e perceber o quanto eles se interligam com o risco da operação.

Para lidar da melhor forma, a minha sugestão não é nem aumentar e nem reduzir o limite e também não é reduzir ou aumentar os prazos. Isso gera ainda mais confusão e dificuldade sobre os pagamentos. Para ter uma operação saudável em períodos de crise, é preciso levar em conta o risco.

No momento de inflação, o que você precisa fazer é escolher melhor quem compra na sua loja. Para isso, verifique sempre o perfil de risco dos clientes e, com base nesse perfil, compreenda qual é o limite de crédito que você tem para os seus clientes.

Dessa forma, você consegue priorizar os bons pagadores. E, em uma eventual situação de inflação, você pode optar por perfis de risco que precisarão ter os limites reduzidos ou até mesmo um corte de crédito. Isso vai acontecer com clientes com perfil de risco E, por exemplo. Já os clientes de perfil de A a C, você pode manter os limites e os parcelamentos.

Por essa razão, o grande benefício do crediário é a possibilidade de fazer uma análise, verificando todos os clientes e compreendendo quais são os melhores pagadores. Ajuste as suas operações, estude e entenda o que é melhor para o seu fluxo de caixa. É possível sim manter operações saudáveis levando em conta essa forma de contornar períodos de crise e de inflação.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: