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Consumidor pode ter ‘selo’ de bom pagador

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Diário WEB
10 de julho de 2013 - 23:14

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Por: Beto Carlomagno

Um bom histórico financeiro, com contas pagas na data e sem dívidas com instituições financeiras, sempre foi motivo de orgulho para os consumidores, mas agora esta situação pode significar muito mais. Desde o dia 1º de fevereiro estão disponíveis pela internet dois serviços que facilitam a vida do consumidor e oferecem aos bons pagadores uma classificação que pode fazer diferença em compras e transações financeiras.

Tratam-se do Cadastro Positivo e da consulta on line ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), disponíveis no Portal Boa Vista Serviços. Na região de Rio Preto há pelo menos 20 mil inscritos no site (www2.boavistaservicos.com.br), que também disponibiliza outros serviços. Com o serviço Cadastro Positivo, empresas credoras podem avaliar o comportamento de crédito do consumidor, como sua pontualidade e seu compromisso relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento, podendo assim recompensar pessoas físicas e jurídicas com acesso a melhores condições de negociações, prazos, limites, linhas de crédito e taxas reduzidas.

Segundo a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC da Acirp, as informações sobre o histórico de pagamentos do consumidor são colhidas com empresas dos mais diversos segmentos. Dessa forma, as informações podem ser buscadas em bancos e financeiras, empresas de varejo e utilities (concessionárias de água, luz, gás etc), planos de saúde e odontológicos, provedores de internet, escolas e administradoras de cartão de crédito, entre outros. De acordo com a legislação, conforme o tipo de empresa pode ser necessária autorização específica. O Cadastro Positivo proporciona ao consumidor a solidez e a confiança necessárias no momento da solicitação de um empréstimo ou financiamento.

Baixa adesão

Mesmo com estas vantagens, o serviço, que entrou em funcionamento em fevereiro, ainda não atraiu a atenção de muitos rio-pretenses. “Não estamos divulgando números oficiais ainda, pois está muito cedo. As pessoas têm certa desconfiança sobre o porquê da necessidade de inclusão de todos aqueles dados. Eles pensam ‘para quê as financeiras e o comércio querem saber tudo isso de mim?’”, diz Kelvin Kaiser, diretor do SCPC da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp).

O Cadastro Positivo se encontra no mesmo portal em que o consumidor podem consultar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), mas a participação no programa não é automática. “Não basta se inscrever para realizar a consulta do CPF. É necessário fazer um cadastro específico para poder fazer parte do Cadastro Positivo”, afirma o diretor.

Para se ter uma ideia do alcance, o portal da Boa Vista Serviços possui a inscrição de cerca de 20 mil pessoas em toda a Região Administrativa de Rio Preto. Em todo o Brasil, são cerca de 2,5 milhões de inscritos no portal. “São cerca 20 mil pessoas inscritas no portal, mas isso não quer dizer que este seja o número de pessoas participantes do Cadastro Positivo, pode ser próximo a isso, como também pode ser bem menos que isso”, afirma Kaiser.

Segundo a Boa Vista Serviços, o Cadastro Positivo busca um conjunto de possíveis benefícios já em discussão na sociedade brasileira como melhores condições de acesso ao crédito, maior poder de negociação junto às empresas e credores, reconhecimento de bom pagador e, como consequência, melhores prazos, limites adequados ao perfil do consumidor e taxas diferenciadas, além da contratação de crédito de forma justa e sustentável.

O cadastro é administrado por empresas que gerenciam um banco de dados de pessoas físicas e jurídicas com histórico de dívidas adimplidas ou em andamento e foi criado para auxiliar empresas e consumidores nas relações de crédito. “Apesar de estar disponível para varejo e para instituições financeiras realizarem suas consultas, são as lojas do varejo que mais têm utilizado o Cadastro Positivo em busca do histórico de seus clientes para dar mais crédito”, afirma Kaiser.

Balcão atende 7 mil por mês

No ar desde o dia 1º de fevereiro, o serviço de consultas do SCPC pela internet ainda não impactou no número de consultas feitas pessoalmente no balcão da Acirp. Segundo a associação, o movimento no local continua com média de 7,1 mil consultas mensais. Para aqueles que ainda estão em dúvida sobre a segurança do serviço, a Acirp afirma que não há qualquer risco. “A site da Boa Vista Serviços, que possui este serviço, tem total segurança e o consumidor pode fazer a consulta tranquilamente”.

Quanto à atualização do cadastro, ela é feita automaticamente conforme as dívidas são quitadas. “Sai no mesmo momento em que a empresa retira a dívida, mas cada empresa tem um período administrativo para retirar o nome do consumidor do SCPC. No geral, não passa de três dias”, afirma a Acirp.

O serviço ainda permite que a pessoa com o nome no SCPC saiba de onde é sua dívida. “Nas cartinhas emitidas pelo SCPC há um número embaixo. Com ele, o consumidor pode ver qual empresa negativou seu nome e buscar a renegociação diretamente com a empresa, se preferir”, diz Kelvin Kaiser, diretor do SCPC da Acirp.

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