Você está pensando em optar por investimentos FIDC? Aqui está como eles funcionam
Muito se fala em FIDC, os fundos de investimento em direitos creditórios. Eles são um tipo de aplicação em que a maior parte dos recursos é destinada à aquisição de direitos creditórios.
Os direitos creditórios veem dos créditos que uma empresa tem a receber, como duplicatas, cheques, contratos de aluguel e outros. O direito de recebimento desses créditos é negociável, quer dizer, a empresa cede a terceiros e isso é feito por meio de um FIDC.
Por isso, créditos originados de operações realizadas nos segmentos financeiro, comercial, industrial, imobiliário, de hipotecas, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços podem ser transformados em FIDC.
Para entendermos como funciona uma operação de FIDC, vamos começar com uma definição simplificada do que significa FIDC.
Resumidamente, o FIDC e é um tipo de aplicação de longo prazo onde o investimento é focado em recebíveis, como o desconto de exportação e aluguel.
Os créditos podem ser usados nos segmentos de prestação de serviços à imobiliário. Os FIDCs podem ter cotas seniores (onde se tem resgate e remuneração pré-definida) e podem ser tanto abertos (onde os cotistas podem fazer outras aplicações ou solicitar regastes) e fechados (onde o resgate só ocorre após o pagamento do FIDC).
Possui números de rentabilidades superiores a 150% do CDI que pode ser uma opção atraente e realmente impressionante.
Por outro lado, como todo investimento possui seus riscos (como por exemplo inadimplência), é preciso medir os riscos e os ganhos em potenciais antes de optar por essa modalidade.
Se o FIDC parece uma oportunidade atraente para você, veja abaixo como funciona uma operação ao contratar um corretor responsável:
Passo #1: etapa Jurídica
Consulte fundos na ANBIMA e CVM. Se o fundo possuir registro nesses órgãos regulares já mostra que esse fundo tem todos os requisitos que são exigidos pelo Governo.
Busque também referencias e sempre veja os riscos possíveis no investimento. Afinal, é importante garantir que o fundo tem potencial de retorno.
Passo #2: foque nos objetivos
Pesquise se seus objetivos estão focados no longo prazo e se eles se alinham com o tipo de investimento FIDC, bem como se é aconselhável a empresa possuir um bom perfil de resultados.
Antes de mais nada, veja se é possível contratar um auditor independente para que analise em detalhes o fundo.
Passo #3: Alta qualidade de gerenciamento
Se existir uma boa administração, o FIDC é uma ótima opção de investimento e pode ser uma ótima maneira de ter um retorno à longo prazo, com muita consistência e estruturação.
Estude a melhor opção para antecipação de recebíveis
É importante não contratar nenhum tipo de serviço, sem antes estudar as condições e outras ofertas de crédito.
Para começar, tudo que a sua empresa precisa fazer é encontrar a melhor taxa de juros antes de se decidir sobre qual tipo de financiamento deve recorrer, utilize nosso simulador.
A Intoo preparou um simulador que calcula a taxa de juros de todas as instituições que oferecem crédito para capital de giro.
Assim, antes de optar pela contratação, a sua empresa terá um demonstrativo e poderá escolher a melhor taxa de juros para contratar seu empréstimo.
Depois que você simular o seu crédito, você pode inclusive contratá-lo. Tudo que você precisa fazer é criar seu perfil de crédito e submeter a sua proposta.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.