De olho no poder de consumo da classe C, companhias têm estudado produtos e serviços cada vez mais específicos para este público. O estudo “As Faces da Classe Média”, feito pela Serasa Experian e o Data Popular, mapeou os perfis de consumo desse grupo, que é composto por 108 milhões de pessoas, que ganham entre R$ 320 e R$ 1.120 cada uma. Essas pessoas gastaram R$ 1,17 trilhão em 2013 e movimentaram 58% do crédito no Brasil.
A projeção, de acordo com o estudo, é de que em 2014 a classe C consuma 8,5 milhões de viagens nacionais, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões de geladeiras e 4,5 milhões de tablets. Na avaliação de Renato Meirelles, presidente do Data Popular, a classe média se tornou o principal público consumidor para a maioria dessas categorias de produtos. “Entender as várias faces deste público é fundamental para que empresas e o poder público desenvolvam estratégias mais eficientes de marketing e comunicação”, diz.
A pesquisa segmentou a classe C em quatro grandes grupos: promissores, batalhadores, experientes e empreendedores:
O maior grupo é dos “batalhadores”, com 39% da população de classe média. São pessoas com média de 40,4 anos e possuem ensino fundamental. Os 30,3 milhões de batalhadores acreditam que os estudos são uma oportunidade para ascensão social. Eles desejam ter casa própria e carro. Este grupo é o que gasta anualmente R$ 388,93 bilhões com turismo nacional, veículos, eletroeletrônicos, imóveis, móveis, eletrodomésticos e seguros. O acesso ao crédito é uma alternativa para ter acesso aos bens e serviços que desejam.
O grupo dos “experientes”, a qual fazem parte 20,5 milhões de pessoas, consome R$ 274 bilhões por ano. Eles investem seu dinheiro em turismo nacional, serviços de saúde, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A média de idade é de 65,8 anos. Eles representam 26% da classe média.
Os “promissores” fazem parte de um grupo com 14,7 milhões de pessoas, que representam 19% da classe média, e que consumem anualmente R$ 230,8 bilhões. Eles são mais propensos a gastar com itens de beleza, veículo, educação, entretenimento, produtos para casa e tecnologia. Essas pessoas têm média de idade de 22,2 anos, 59% cursaram o ensino médio, 72% acessam a internet e os solteiros são maioria (95%).
Os “empreendedores” compõem 16% da classe média, com 11,6 milhões de pessoas. Neste grupo, 42% estão estudando ou já concluíram o ensino médio, e 19% estão cursando o ensino superior. Os empreendedores têm a maior renda per capta e investem em educação, eletrodomésticos, turismo internacional, tecnologia, veículos e entretenimento. A maioria acessa a internet e tem média de idade de 43 anos.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.