A emissão de cartões na China triplicou nos últimos cinco anos, chegando a 331 milhões, de acordo com o banco central.
Os bancos estão ansiosos para ter um lugar na carteira dos consumidores do mercado de cartões que mais cresce no mundo, ainda que a inadimplência tenha acompanhado os números da expansão, triplicando nos últimos quatro anos, e que os lucros ainda sejam relativamente tímidos. “Os cartões de crédito são a área de maior crescimento e o maior campo de batalha para os bancos na China “, disse Rainy Yuan , analista da Masterlink Shanghai Securities Corp com sede em Taipei.
“Algumas bandeira nunca obtiveram lucro, mas precisam se juntar à luta, pois é a maneira mais eficiente de captar depósitos e vender outros serviços financeiros.” A competição é pautada pela atração de empresas globais como Citigroup Inc. com sede em Nova York (o primeiro banco americano autorizado, desde o ano passado, a emitir seus cartões de pessoa física), e o HSBC Holdings Plc, que busca capturar a quota de mercado de competidores experientes, como o Banco Industrial e Comercial da China Ltd., o quarto maior emissor do mundo.
O crescimento agressivo do mercado chinês de cartões mira cifras de 43, 6 trilhões de yuans (EUA US $ 7 bilhões) de poupanças familiares, um número maior do que o produto interno bruto da Alemanha e do Brasil combinados. No ano passado, emitiu 46 milhões de cartões de crédito na segunda maior economia do mundo, aumentando o total em 16% em relação ao final de 2011.
Nos Estados Unidos, a emissão de cartões de crédito cresceu 3,4% chegando a 536,6 milhões, e os cartões de débito aumentaram em 8,7%, chegando a 560 milhões, de acordo com o Nilson Report.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.