Por: Danielle Olivetto
O e-commerce não para de crescer e as compras com cartão de débito estão impulsionando este segmento. Segundo a e-bit, empresa responsável por pesquisas e informações do comércio eletrônico, o setor fechou 2012 com R$ 22,5 bilhões de faturamento, um crescimento nominal de 20% em relação a 2011, quando havia registrado R$ 18,7 bilhões em vendas de bens de consumo. Também em 2012, constatou-se que 47% dos e-consumidores que utilizaram cartão de débito fizeram a sua primeira compra na internet. Isso prova que, devido à maturidade do setor, os novos usuários já demonstram mais confiança e possuem uma resistência menor para utilizar esse meio de pagamento na internet.
Muitos consumidores já utilizavam boleto para compras on-line, mas com o cartão de débito, a transação on-line fica mais simples, segura e rápida, da mesma forma que ocorre em um ponto de venda físico. Para as lojas, a utilização do cartão de débito traz ainda mais benefícios, pois em vendas com boleto, é necessário reservar o produto no estoque até que o pagamento seja compensado, o que pode demorar dias. Entre a conclusão da compra com boleto e o pagamento é onde ocorre a maioria das desistências e o lojista pode ficar com o estoque travado até que o sistema descarte aquela compra. Com o cartão de débito, a confirmação acontece no ato da compra.
Essas informações foram publicadas neste mês na 27ª edição do relatório WebShoppers, publicação semestral gratuita disponibilizada pela e-bit e que analisa a evolução do comércio eletrônico, as mudanças de comportamento e preferências dos e-consumidores. A Visa, como líder na escolha em pagamentos on-line, participou na elaboração do relatório e compartilhou com o mercado o cenário de e-commerce B2C e dos meios eletrônicos de pagamento, destacando as vantagens do Visa Electron, como a segurança garantida pelo Verified by Visa (VbV), um solução da empresa que oferece uma camada adicional de proteção tanto para o consumidor quanto para o varejista online.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.