Vice-presidência de negócios emergentes foi criada para acelerar crescimento
Por: Léa De Luca
A Caixa decidiu apostar firme no mercado de cartões, adotando uma estratégia agressiva e incomum: trazer para a plataforma de plásticos todo financiamento ao consumo concedido pela instituição a não clientes, como crédito para construção, móveis, turismo e lojistas. A estratégia inclui a aquisição de carteiras de emissores menores, como redes varejistas.
“Estamos transferindo tudo que estava dentro do modelo de crediário para dentro de um cartão”, diz Fabio Lenza, vice-presidente da nova unidade de negócios emergentes, criada em abril. Até então, o executivo, funcionário de carreira da instituição, era vice da área de pessoas físicas onde cuidava especialmente de cartões. “A vice-presidência foi criada para acelerar os negócios do banco, impor metas mais ambiciosas de crescimento onde a Caixa era pouco atuante ou mesmo ausente”, diz Lenza.
Com a criação da nova vice-presidência, a parte bancária de contas correntes, e de créditos atreladas a elas, como cheque especial, foi transferida para a área de varejo do banco. A antiga área de distriuição de produtos também foi para o varejo, informou Lenza.
Para ele, determinar e cumprir metas ambiciosas de crescimento é sua principal missão. “Com mais foco, fica mais fácil”, diz. Com a reestruturação da área de cartões, o executivo espera passar de 10 milhões de plásticos para 20 milhões até 2014. E o faturamento, que fechou 2012 em R$22 bilhões, deve terminar este ano em R$ 30 bilhões – um crescimento de 36%. O banco também está ampliando a atuação em cartões co-branded – a mais recente parceria foi fechada com a Tigre, para financiar a compra de produtos pelo varejo. “O plástico é diferente pois não é voltado ao consumidor final”, diz, apontando outro nicho ainda pouco explorado pelo mercado.
A instituição tem 22 milhões de correntistas e, além dos cartões de crédito, tem 75 milhões de cartões de débito. “Nosso foco agora é fortalecer a atuação no segmento de cartões pré-pagos, que tem enorme espaço para crescer no Brasil”, diz Lenza. No começo do ano, a Caixa fechou parceria com a TIM e a Mastercard para atuar em mobile payment.
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