Dado divulgado ontem pelo presidente da Febraban, Murilo Portugal, representa mais que o dobro das operações realizadas em 2009
Por: Léa de Luca
Sete trabalhos em três categorias diferentes foram escolhidos como os melhores do ano pelo VI Prêmio Infi Febraban de Economia Bancária. O grande vencedor da categoria A — dissertações, teses e artigos acadêmicos — foi a “Expansão do crédito ao consumo em economias abertas”, de Karen Mendes. O trabalho mostrou que cada R$ 1 de crédito ao consumo gera R$ 1,96 em riqueza na economia.
O segundo colocado, “Política monetária, canal de tomada de risco e solvência bancária” de Claudio Moraes, José Américo Antunes e Gabriel Montes, mostrou que a exigencia de provisão adicional por parte das autoridades monetárias não apresenta os efeitos desejados.
O trabalho “Crédito e formação de domicilios no Brasil”, de Lilian Ferro, descobriu que uma expansão de 100% do crédito imobiliário no Brasil aumenta em 10% o número de domicílios no país — ou seja, os empréstimos ajudam a mitigar o déficit habitacional do Brasil na proporção de 1 para 10.
Na categoria B, de monografias de graduação, a vencedora foi Paula Souza, com “Revisão técnica dos acordos de Basileia”. O trabalho mostrou que o acordo tem evoluído mas ainda há problemas na imposição das suas regras de forma homogênea nos diferentes países, sugerindo a criação de uma entidade para supervisionar efetivamente o que está acontecendo no âmbito da regulação bancária mundial.
O segundo colocado foi Fabio dos Santos, com “Território, finanças e topologias bancárias: a capilaridade da Caixa, a partir dos correspondentes em Alagoas”. O estudo mostrou que há uma rarefação da rede tradicional em Alagoas, onde o uso mais intenso de correspondentes é fundamental, inclusive, para a bancarização.
Na categoria C, sobre educação financeira, venceram André Saito, com “Desenvolvimento financeiro e implicações para educação financeira”; e Vilmar Junior, com “Educação financeira e finanças pessoais: um estudo com jovens do ensino médio em Blumenau”.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.