Por: Pedro Garcia
Linhas de crédito ofertadas como produtos em uma gôndola de supermercado. Essa é a ideia da plataforma digital Bom Pra Crédito, que já fechou mais de R$ 5,2 milhões em contratos de empréstimos e financiamentos, em menos de um ano de funcionamento.
Lançado em dezembro de 2013 pelos sócios Ricardo Kalichsztein, Daniel Polistchuck e Felipe Lemos, o site possui parceria com nove instituições financeiras e oferece 10 modalidades de crédito on-line, que variam desde cartões pré-pagos e empréstimos consignados até financiamentos de veículos e imóveis. “A nossa ideia é, à medida que formos crescendo, termos um leque de opções para aumentar a chance de o cliente ter o crédito aprovado. Queremos que o usuário entre no site e encontre o produto que se encaixe perfeitamente na necessidade dele”, afirmou Kalichsztein.
O site foi idealizado no regime “pós-expediente, madrugadas e fins de semanas” em uma mesa instalada em uma sala de menos de 10 metros quadrados que ficava no escritório da mulher de Kalichsztein, e o protótipo foi lançado de uma mesa de um Starbucks. “Apertamos o botão de ‘partida’ e brindamos com café”, lembrou Polistchuck.
Na época, em agosto de 2013, ainda em fase de teste, o site foi lançado com dois botões: “quero crédito” e “quero simular”. Ao acessá-lo, o usuário recebia uma lista de bancos que ofereciam o crédito desejado e era direcionado para o site da instituição. A ideia, segundo os sócios, era dimensionar a demanda pelo serviço e a confiança do consumidor em colocar seus dados no site. “Tivemos um índice muito bom de cadastros”, observou o fundador do portal.
Primeiro cliente
Depois do teste com o protótipo, foram em busca de capital para oficializar o projeto e receberam um aporte de cerca de R$ 1,5 milhão de investidores-anjos – pessoas físicas que investem recursos próprios em startups com potencial de crescimento -, além de aplicarem dinheiro do próprio bolso.
Em dezembro, os empreendedores fecharam a primeira parceria, com o banco BMG Pactual, para ofertar crédito consignado. “No dia 23 de dezembro fechamos o contrato com nosso primeiro cliente”, lembrou Lemos.
O tomador foi um funcionário público de Cabo Frio. Hoje, a plataforma recebe cerca de 35 mil novos cadastros por mês, já tem mais de 200 mil usuários registrados e recebe 120 mil visitas mensalmente.
Além dos três sócios e dos investidores-anjos, que são acionistas e formam o conselho da empresa, o Bom Pra Crédito possui 12 pessoas trabalhando em um escritório em São Paulo e tem uma cadeira operacional que conta ainda com uma central de telemarketing, empresas de transporte e assessoria de imprensa, todas terceirizadas.
Passo a passo
Para contratar o serviço, o usuário acessa o site, escolhe o tipo de crédito desejado e é direcionado para uma tela onde faz uma simulação sobre o produto, respondendo a um questionário simples.
O site, então, mostra as opções disponíveis dentro da linha escolhida. Quando um ou mais dos bancos possui a o crédito desejado, o cliente pode escolher a melhor opção.
Em alguns casos, o site ainda possui somente um dos parceiros com a modalidade desejada – como o empréstimo pessoal, em que apenas o Banco Cacique oferece essa alternativa – ou ainda não possui parceiros na modalidade, como no financiamento imobiliário. Nesses casos, o site apresenta uma lista de bancos que ofertam a linha, oferecendo informações como a taxa média cobrada e o valor total do financiamento com juros embutidos, e direciona o cliente para o portal da instituição (como no início do projeto).
Depois que o usuário escolheu qual parceiro do Bom Pra Crédito ele deseja tomar o empréstimo, a central de telemarketing entra em contato com ele, coleta os dados e os envia para o banco, para uma pré-aprovação do crédito.
Um levantamento feito pela empresa a pedido do DCI mostra que quase 40% dos tomadores de crédito pelo site têm entre 25 e 34 anos, 60,4% são mulheres e 31,94% são do Estado de São Paulo. Apesar de estarem mais concentrados no Sudeste – Rio de Janeiro e Minas Gerais possuem participação de 12,09% e 9,87%, respectivamente, na carteira da empresa, logo atrás de São Paulo – o serviço é oferecido para todo o Brasil.
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