Ferramenta foi criada para correspondentes bancários
O Banco BMG elaborou uma ferramenta para concessão de crédito nos correspondentes bancários a partir do iPad. Voltada ao uso B2B, o aplicativo visa diferenciar o atendimento no correspondente bancário.
No aplicativo BMG Tech, plataforma aprovada pelo Banco Central, o funcionário do banco preenche todas as informações do cliente e sua opção de crédito consignado. Em uma segunda etapa, entram os dados da conta corrente.
De acordo com Ricardo Janini, diretor executivo do BMG, a nova tecnologia garante maior segurança das propostas que deixam de ser mandadas por malote e passam a ser enviadas pela web encriptadas.
Além disso, a nova forma de contratação de crédito digital permite economia de papel. Em um mês, um contrato com 16 folhas gera 400 mil folhas no mês. Em 12 meses, são 76,8 milhões de folhas de papel.
Junto com o contrato, que é enviado pelo aplicativo conectado ao sistema core do banco, são enviadas fotos da documentação e do contratante. Um sistema biométrico, legitimado por uma certificadora internacional cujo nome não foi relevado, faz o reconhecimento da assinatura.
A assinatura é coletada seis vezes no tablet. Segundo Eduardo Mazon, diretor de TI do BMG, com a pressão, velocidade e caligrafia é possível reconhecer a legimitidade do autor e evitar fraude. “Essas três variáveis criam um código único”, diz. A certificação digital se baseia ainda em um carimbo de tempo, ou um código único no tempo, também chamado de log.
Com o novo aplicativo, o tempo da transação foi reduzido pela metade. A estimativa de Ricardo Janini é que em seis meses a tecnologia já seja utilizada por 70% a 90% dos correspondentes do BMG.
Conforme Janini, o uso não deve chegar a 100% porque ainda a internet tem momentos de instabilidade. Em horas de pico, se a internet estiver indisponível, os formulários de papel poderão ser utilizados.
O projeto começou a ser desenvolvido há cerca de dois anos, quando 60% a 70% dos tablets utilizados eram da Apple. Dentro de dois meses, os executivos do banco estimam já ter a aplicação disponível para outras plataformas como Android. É possível ainda usar a tecnologia em PCs desde que haja câmera e scanner nos correspondentes bancários.
A tecnologia não foi desenvolvida para smartphones em função do tamanho de tela dificultar um pouco mais o preechimento dos formulários eletrônicos. Todo o procedimento será efetuado de forma automatizada por meio de Pads e iPads. O BMG conta com mais de 3,5 mil pontos de venda, 1,5 mil correspondentes bancários e 500 lojas próprias.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Quero fazer um emprestimo